No meio juvenil a procura por histórias de vampiros, bruxas, lobisomens, fantasmas e outras criaturas sinistras é muito grande. Dando segmento ao projeto de ambientação da biblioteca "Mundo do Saber", escolhemos como tema o universo desses seres fantásticos que atraem pessoas de todas as idades. Consequentemente pegamos uma carona no mês de outubro, que é popularmente conhecido como o mês do "terror".
Afim de apresentar uma mediação de leitura diferente aos usuários da "Biblioteca Comunitária Mundo do Saber" realizamos um trabalho aproveitando da grande obra da Linha Verde, que trouxe mudanças na rotina da comunidade do Bairro Suzana. Para tanto fizemos uma reprodução da Linha Verde no espaço da biblioteca, utilizando de caixas velhas e muito improviso. A contribuição dos adolescentes com carrinhos e reproduções em massinha de modelar deram um toque mais que especial a temática.Trabalhamos explorando o fato de que cada novo viaduto recebeu o nome de um autor mineiro e através da percepção de que esse é um fato que passa despercebido, enxergamos que essa seria a oportunidade de aproximar os usuários da nossa biblioteca dos autores mineiros e de uma forma lúdica, que é nosso propósito. A idéia rendeu mais frutos do que esperávamos, quando vimos que os jovens adoravam andar pelo espaço reconhecendo pontos estratégicos da Avenida Cristiano Machado, sendo que alguns com muita criatividade conseguiram até identificar suas próprias casas e levavam convidados só para apresentar a "mini" linha verde.
O autor e ilustrador mineiro Nelson Cruz foi o ganhador do 52º Prêmio Jabuti. Nelson venceu na categoria Infantil com o livro "Os herdeiros do Lobo" (Editora Comboio de Corda/Grupo SM) O prêmio será entregue no dia 4 de novembro, na cidade de São Paulo.
Dessa forma a nossa indicação de livro virá em homenagem a esse grande artista, que a anos vem possibilitando o encontro de muitos jovens com a magia de se conhecer histórias com extrema qualidade.
Esses livros são alguns exemplos da Coleção "Histórias Para Contar Histórias", lançados pela Cosac Naify. Nelson Cruz faz uma parceira (em alguns títulos) com sua esposa, Marilda Castanha, que também é uma autora e ilustradora brasileira reconhecida.Essa coleção retrata de forma mágica alguns períodos importantes da história de nosso país. Com um texto bem construído e imagens arrebatadoras, esses exemplares nos apresentam personagens importantes da história do Brasil.
Fomos convidados pela SABIC (Associação de Amigos das Bibliotecas Comunitárias) a participar de mais uma oficina pertencente ao Projeto "Veredas da Leitura", que foi ministrada por Elzelina Dóris, uma educadora, cantora e também idealizadora do projeto “Cantando a História do Samba”. Esta iniciativa tem como objetivo a “valorização da história social do samba a partir do resgate da nossa memória musical e tem o objetivo de despertar e desenvolver a integração social, o bem estar e a construção de uma cultura de paz e fortalecimento da auto-estima.” Este projeto vem também potencializar e tornar “palpável” uma discussão referente a consolidação da Lei 10.630, que torna obrigatório o Ensino da História e Cultura Afro- Brasileira e Africana.
Leia mais sobre esse projeto. É um exemplo vivo de projeto de intervenção bem sucedido.