Os mediadores de leitura Rafael Mussolini e Pollyanna Natália, elaboraram uma oficina de mediação de leitura com foco nos integrantes do Pólo "Sou de Minas, Uai", nos educadores das instituições em que as bibliotecas estão inseridas, entre outros convidados. 

Apresentando a proposta de trabalho do programa "prazer em ler" e do pólo

O objetivo desse encontro era utilizar das habilidades e competências dos próprios integrantes do projeto de leitura, afim de possibilitar uma troca de experiências e uma vivência de construção e fortalecimento de laços do grupo, assim como também a aproximação das ações de mediação de leitura e suas principais características.

Mediação de Leitura: Características e Importância
Algumas instituiçoes pertencentes ao Pólo de Leitura "Sou de Minas, Uai" estão com novos mediadores. Essa oficina serviu como uma ferramenta de aproximação desses novos integrantes dentro da proposta de mediação de leitura do programa "Prazer em Ler".

Dinâmica
Além do bate papo sobre mediação de leitura e sua importância na escola e na biblioteca comunitária, o encontro contou também com a realização de dinâmicas, mediações e metodologias que fizeram com que os presentes participassem e também contassem histórias.

Mediação de Leitura: "A velhinha que dava nome as coisas" de Cynthia Rylant
Um pouquinho mais de dinâmica ...
Apreciação de livros...
Mediação realizada pelos participantes

O mediador de leitura da biblioteca comunitária "Mundo do Saber", juntamente com a contadora de histórias Eliane Aparecida e o coordenador pedagógico do GDECOM (Grupo de Desenvolvimento Comunitário) Júnior Castro, realizaram uma visita à Escola Estadual Britaldo Soares Ferreira Diniz, no bairro Suzana. Eliane e Júnior são importantes colaboradores nas atividades da biblioteca e participam dando sugestões e inclusive como leitores. 


Esse evento no espaço escolar foi previamente combinado com as educadoras da instituição e a direção, que vem cada vez mais estreitando as relações com a biblioteca e as ações de promoção de leitura.  


O evento foi realizado no turno da tarde e contou com a participação de todos os alunos. A contadora de histórias Eliane Aparecida realizou uma apresentação magnífica, fazendo a junção entre narrações e canções que eram acompanhadas com entusiasmo pelas crianças.   



Vamos combinar... o livro se torna muito melhor quando um amigo indica. Você se apaixona pelo enredo, fica super curioso e vai atrás da história. Seguindo essa filosofia a Biblioteca Comunitária Livro Aberto trás do mural de indicações para o blog do pólo algumas sugestões, seja com cheirinho de pó ou de papel novo e recém impresso.

“Como Treinar o seu Dragão” é o primeiro livro da série sobre o pequeno herói viking Soluço Spantosicus Strondus III, da autora britânica Cressida Cowell. Só posso resumir o livro como muito engraçado e encantador. É destinado a pequeninos leitores, mas diverte e tira boas risadas até mesmo dos mais sisudos leitores.


Soluço, juntamente com outros garotos da sua idade (que por sinal possuem nomes engraçadíssimos) precisa passar por testes para ser aceito ou não na tribo em que mora. E um dos testes consiste em domesticar e treinar o seu dragão, mas as coisas estão bem ruins para ele, que deveria ser um exemplo para todos, afinal é o filho do chefe da tribo, o poderoso Stoico. Será que ele conseguirá domar Banguela?"






Mais uma vez Nicholas Sparks nos mostra porque é considerado o mestre do romance moderno e porque seus livros são adorados por leitores de todo o mundo. Seguindo a tradição de seus mais belos romances, ele agora nos apresenta uma comovente história sobre família, amizade, amor, amadurecimento e especialmente sobre como perdoar e recomeçar.


Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A Última Música demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração.



 

O que acontece com os dentes cairem de nossas bocas?


Livro que trás uma historia encantadora sobre os nosso dentinhos, como texto de Olivier Douzou e ilustrações de Isabelle Chatellard, as crianças vão adorar conhecer esse personagens muitas vezes esquecidos!


  Se você cansou de gatos, cachorros, peixes, tartarugas ou hamsters, e está à procura de um bichinho de estimação diferente, vale a pena conhecer o rinoceronte de Shel Silverstein. Em 'Quem quer este rinoceronte?', o autor tenta convencê-lo a levar para casa este animal pra lá de esquisito. Bons argumentos não faltam - ele devora o boletim com notas baixas antes que seus pais o vejam, pode servir de cabide ou de abajur, sabe imitar tubarões e ainda segura a corda para você pular. Além, claro, de ter um coração proporcional ao seu tamanho. Um livro para os pequenos leitores aprenderem a conviver com as diferenças, lição fundamental para a nossa transformação em cidadãosmais tolerantes.




O livro Cabelinhos nuns lugares engraçados fala de uma menina que queria crescer rápido. Seu ursinho falante, explica que quando a menina tem aproximadamente 11 anos, começa a nascer os seios e crescer o útero.
Os meninos também a partir dos 8 anos começam a desenvolver seus hormônios...



Autor do livro: Babette Cole



Gravida aos 14 anos? Autor: Guila Azevedo


Ana ficou grávida aos 14 anos, mas não tinha idéia do que seria ser mãe tão cedo.
Ana sabia que a partir daquele momento sua vida não seria mais a mesma porque agora ela tinha uma grande responsabilidade que teria que cuidar para toda sua vida.
Depois de tudo Ana e Ricardo ficaram juntos e tiveram de assumir suas responsabilidades.

 

FIQUE LIGADO!!!

 

Colóquio presta homenagem ao poeta indiano

Rabindranath Tagore

segunda-feira, 23 de maio de 2011, às 7h10


Na próxima sexta-feira, 27, a UFMG realiza o Colóquio internacional sobre Rabindranath Tagore e aspectos da cultura indiana, que contará com a participação dos professores indianos Kunal Chakrabarti e Bharati Ray.
O evento celebra os 150 anos de Tagore, primeiro prêmio Nobel da Ásia – Literatura, 1913. Segundo o professor Carlos Gohn, que coordena o Centro de Estudos sobre a Índia na UFMG, Tagore exerceu grande influência sobre vários escritores brasileiros, entre os quais Cecília Meireles e Abgar Renault, poeta e escritor que foi professor de Língua e Literatura Inglesa na UFMG.
As palestras e mesas-redondas acontecem das 9h às 17h, no auditório 3, da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha. Haverá tradução simultânea e serão concedidos certificados.
Já a programação cultural será realizada no hall da Faculdade de Letras, com exposição de livros de Tagore; e na Praça de Serviços, com a apresentação de dança A praia dos mundos sem fim, de alunos do curso de graduação em Música, às 11h30. O espetáculo é baseado em obra homônima de Abgar Renault, que traduz poema de Tagore para a língua portuguesa.
Com relação aos convidados indianos, Carlos Gohn destaca que a professora Bharati Ray é vice-presidente do Conselho para Relações Culturais da Índia. Ex-integrante do parlamento indiano, é pró-reitora de assuntos acadêmicos e diretora-fundadora do Centro de Pesquisas em Estudos da Mulher da Universidade de Calcutá. Kunal Chakrabarti é professor de história da Índia antiga na Jawaharlal Nehru University, em Nova Delhi, e foi professor visitante em instituições de ensino superior nos Estados Unidos e na Europa.
O evento é promovido em parceria entre o Centro de Estudos sobre a Índia (UFMG), a Embaixada da Índia no Brasil, o Consulado da Índia em Belo Horizonte, a Diretoria de Relações Internacionais da UFMG e o Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras (Fale). Mais informações podem ser obtidas no Centro de Extensão da Fale, pelo telefone (31) 3409-6002.

Confira a programação:
9h – Sessão de Abertura
9h15 – Palestra: Lufada de ar e liberdade: Rabindranath Tagore e a representação das mulheres como agentes de mudança na cultura e sociedade – Bharati Ray (ICCR/Índia)
10h30 – Mesa-redonda: A praia dos mundos sem fim: Tagore e a América Latina – Dilip Loundo (UFJF)
Elementos para o estudo da recepção de Tagore no Brasil (período 1923-2011) - Carlos Gohn (UFMG).
11h30 – Espetáculo de dança (Paulo Baeta e alunos da UFMG) – Arena da Praça de Serviços; visita à exibição de livros de Tagore – hall da Faculdade de Letras
14h30 – Mesa-redonda
Um novo olhar sobre a recepção de Tagore na Alemanha – Markus Weininger (UFSC)
Tagore e a Coleção Rubaiyat – Marcus Vinicius de Freitas (UFMG)
Uma reapreciação de The home and the world, de Tagore – Cielo Griselda Festino, (Universidade Paulista/UFMG)
16h15 – Palestra: Rabindranath Tagore e a Índia - Kunal Chakrabarti (JNU/Índia)
17h30 – Encerramento
O segundo encontro da série de reuniões agendadas para o fortalecimento de elos e capacitação dos integrantes do Pólo "Sou de Minas, Uai" aconteceu, dessa vez, na biblioteca "Mundo do Saber". Kézia e Kênya, coordenadora e mediadora respectivamente da biblioteca "Tia Clô" foram as facilitadoras desse encontro, que visava preparar a todos para lidar com o programa de catalogação de livros PHL, que está sendo implantado nas quatro bibliotecas do Pólo.

Kê nia, mediadora de leitura da biblioteca "Tia Clô" 

Rafael, mediador de leitura da biblioteca "Mundo do Saber"
Ritinha, mediadora da biblioteca "Além das Fronteiras" trabalhando no PHL
No dia 19 de maio, os integrantes do Pólo de Leitura "Sou de Minas, Uai" iniciaram uma maratona de reuniões de formação, que visam o fortalecimento das ações dentro do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A. Esses encontros estão colaborando com o processo de avaliação do que já foi realizado do começo do projeto até hoje, além de serem alternativas de intervenção nos pontos que julgamos necessitar de melhorias.


O encontro foi realizado na biblioteca "Além das Fronteiras" do Grupo de Apoio a Criança e ao Adolescente do Cabana, e contou com várias atividades de revisão do projeto, identificação das preciosidades do grupo (habilidades e competências), avaliação da trajetória, foco nos objetivos e ações, além da sempre presente mediação de leitura.

dinâmicas de grupo e escrita das ações

mediação de leitura com livro de imagens
"Ele é uma  iniciativa do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o patrocínio da Fundação Santillana,  e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Prêmio VIVALEITURA faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
Todos os anos, são premiados trabalhos nas seguintes categorias: 1) "Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias"; 2) "Escolas Públicas e Privadas"; e 3)"ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais", que desenvolvam trabalhos na área de leitura. Em cada categoria, os vencedores recebem um prêmio no valor  de R$ 30 mil.
Na categoria Sociedade, há a distinção da Menção Honrosa a ser atribuída a projetos de empresas com foco no tema "formação de mediadores de leitura". A distinção abrange programas e projetos de apoio, promoção e patrocínio, na área de leitura, desenvolvidas por empresas, públicas ou privadas. O projeto que se destacar por sua abrangência, permanência confirmada e alta relevância será considerado merecedor da Menção Honrosa"]

As inscrições são gratuitas e terminam no dia 20 de julho.


Hoje, dia 17 de maio, a mediação de leitura da biblioteca comunitária "Mundo do Saber" se deu através da história do livro "O Grúfalo" da Julia Donaldson e ilustrações  de Axel Scheffler. Apresenta uma narrativa que fascina até os adultos e arranca muitas gargalhadas. Outro ponto relevante dessa história é a presença de um etereótipo de monstro que povoa o imaginário das crianças e provoca todo tipo de reação. 

Livro também é para cheirar. Isso também é dar acesso.
É fascinante observar as reações e as expressões a medida que o ratinho (personagem principal e manipulador da história) começa a descrever as características do Grúfalo. Nesse momento são as crianças que dão o tom da mediação e conferem qualidade a atividade.







Na Biblioteca Além das Fronteiras- Cabana no dia da visita do Instituto C&A houve a leitura do livro: Em frente  a minha casa, de Marianne Dubuc - Editora Martins Fontes, pelo usuário Lucas Filipe Barbosa da Silva.
O livro relata de forma engraçada os acontecimentos que partindo da casa, vão surgindo brinquedos, personagens, objetos animados e inanimados do mundo da criança, sempre situados uns em relação aos outros - dentro, fora, ao lado, à frente, atrás... As palavras desfilam, uma puxando a outra, bem ao gosto das crianças pequenas.

Foi um momento que surpreendeu a todos os que estavam presentes na biblioteca. A leitura fluiu de uma maneira descontraída e o mediador mirim estava bastante animado.





A Biblioteca Comunitária "Mundo do Saber" intensificou a divulgação de seu projeto de leitura nos bairros Suzana e Primeiro de Maio. Com o material gráfico em mãos (banners e panfletos), realizou-se visitas a escolas e comércios da região. Essa ação vem com o intuito de conquistar mais usuários para a biblioteca, o que culmina na divulgação do Pólo de Leitura "Sou de Minas, Uai". 

O mediador de leitura "botou" o pé na rua em busca da identificação dos parceiros e de estreitar os laços com a comunidade. Essa ação de aproximação está em acordo e visa o cumprimento de uma meta estabelecida no Plano de Ação do Projeto “Leituras” da biblioteca Mundo do Saber. Encaixa-se dentro do objetivo específico 2 que visa promover a interação entre organizações públicas e o projeto, e que possui como indicador a presença de outros atores sociais nas atividades de mediação de leitura. O condicionamento dessa ação irá contribuir também com o objetivo específico de número 3, que prevê a ampliação do número de leitores participativos e o controle social, sendo que seu indicador é o maior número de leitores participantes e envolvidos nas atividades de mediação de leitura.

Escola Estadual Britaldo Soares Ferreira Diniz
 A relação dos estudantes e educadores do Britaldo com a biblioteca já vem sendo estabelecida desde o início do ano. As professoras casaram com a proposta de disseminação de leitura. Com isso algumas turmas já realizaram visitas à biblioteca e o mediador de leitura também realiza intervenções na escola.

Outro espaço visitado foi o da Escola Estadual Professor Hilton Rocha, uma escola de grande porte localizada na Avenida Cristiano Machado. Realizamos um primeiro contato com a diretora e a bibliotecária, que foram bastante prestativas e concederam permissão de divulgação do projeto.

Biblioteca da Escola Estadual Professor Hilton Rocha

"Pólo de Leitura Sou de Minas, Uai" na biblioteca do Hilton Rocha
  


Continuando as ações de divulgação...

O GDECOM (Grupo de Desenvolvimento Comunitário) é uma referência para a comunidade devido sua atuação em prol da defesa dos direitos e seus programas de assistência. Com isso ,o mediador de leitura não encontrou muitas dificuldades no envolvimento dos comerciantes locais na proposta de divulgação do projeto de leitura.


O Jornal “Hoje em dia” do dia 11-05-2011 publicou os lançamentos de livros nacionais, acompanhe as excelentes indicações:


 “O Caso Laura”, de André Vianco. O livro da editora Rocco tem 272 páginas. Autor de 12 livros que transitam entre o terror e a fantasia, o paulista André Vianco é um best-seller nacional num segmento dominado por megassucessos globais. O novo livro é um romance policial com um detetive particular às voltas com tintas sobrenaturais.












“O Circulo de Ouro”, de Guillaume Prévost. O livro da editora Galera Record tem 384 páginas. O livro é o terceiro e último volume da série “O livro do tempo”. Seu protagonista, Sam Faulkner, viaja pelo tempo vivendo aventuras. Neste volume ele conhece o primeiro imperador da china, visita Roma na Antiguidade e viaja ao futuro.





“Hotéis à Beira da Noite” , de Per Johns. O livro da editora Tessitura tem 324 páginas. Filho de pais dinamarqueses e nascido no Rio de Janeiro, o ensaísta e tradutor Per Johns investe na ficção com uma confissão de seu protagonista, que carrega consigo apenas três livros e empreende uma “viagem rumo à medula extrema do ser”.





A Biblioteca Além das Fronterias realizou no dia 06 de maio a mediação do livro: " O Homem que amava caixas".  Autor e ilustrador: Stephen Michael King, tradução: Gilda de Aquino-Editora Brinque Book.


Este livro fala de maneira simples e bonita sobre o relacionamento entre pai e filho. Com ilustrações alegres e muita sensibilidade, O Homem que Amava Caixas conta a história de um homem que era apaixonado por caixas e por seu filho. O único problema é que, como muitos pais, ele não sabia como dizer ao filho que o amava.Após a mediação os adolescentes pintaram caixas de papelão e formaram juntos um avião.











Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas.
O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.

Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos.
O mar seria um jardim e os barcos seus carrinhos.

Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas.
Conversaria com a lua sobre as crianças estrelas

Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins.
Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins !!!!

Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes.
Pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.

Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria.
Toda mãe é um pouco fada...
Nossa mãe fada seria.
Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada;
Seria a mãe das vassouras, da família vassourada.
Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida,
Faria chá e remédio para as doenças da vida.
Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras,
Sentariam comportadas, teriam boas maneiras.
Cada mãe é diferente. Mãe verdadeira ou postiça,
Mãe vovó ou mãe titia,
Toda Mãe é como eu disse!

Dona Mamãe ralha e beija, erra, acerta, arruma a mesa,
Cozinha, escreve, trabalha fora,

Ri, esquece, lembra e chora,
Traz remédio e sobremesa...

Assim é a minha mãe !!!
Hoje na Biblioteca Comunitária Livro Aberto a mediadora contou a história do livro “A árvore generosa” do autor Fernando Sabino. O livro além de conscientizar as crianças a respeito da questão ambiental, também enfatiza o valor de cada um, ensinando a importância das pequenas boas atitudes.

Aproveitando a temática a mediadora distribuiu exemplares de livros para cada um, com trinta e três maneiras de incentivar a leitura.

Essa semana, durante os dias 04, 05 e 06 de maio o Pólo "Sou de Minas, Uai" estará recebendo a visita do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, financiador do projeto de leitura. Os representantes do Instituto irão passar pelas quatro bibliotecas; afim de conhecer os espaços e as atividades realizadas na proposta do projeto "Prazer em Ler". O Pólo está bastante excitado com a visita e ansiosos por receber novas informações, dicas e sugestões para o empoderamento do trabalho de formação de leitores que vem sendo realizado em nossas bibliotecas comunitárias.


 Continuem acompanhando o nosso blog que logo divulgaremos mais notícias sobre essa semana de formação!