Os fãs de literatura poética podem curtir a partir de hoje ás 19hs, o '7º Belô Poético'.
Para quem não conhece, o evento faz parte do calendário literário de BH e marca a interação e troca de experiências entre poetas do Brasil e do exterior. 
A edição desse ano é dedicada à memória do poeta e colunista literário Zanoto.

A programação e outras informações sobre o evento você encontra no blog: www.blogdobelopoetico.blogspot.com
A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, que fica na rua Carangola, 288, térreo, no bairro Santo Antônio, oferece uma diversificada programação neste mês de julho. A unidade funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h30, e sábados, das 9h30 às 13h.

Confira a programação:

Literatura
Oficina Poemas e poetas - A proposta é ler muitos poemas de um único autor, descobrir seus recursos poéticos e produzir textos ao final. Mediadora: Cinara Araújo, da Fundação Municipal de Cultura. Público: acima de 15 anos. Vagas: 15. Dias: 15, 22 e 29, às 14h.
Oficina Carta para o mundo das fadas - Leitura do livro “O carteiro chegou”, de Allan e Janet Ahlberg, e criação de cartas que serão endereçadas aos personagens dos contos de fadas. Mediadora: Simone Teodoro, da Fundação Municipal de Cultura. Público: crianças acima de 7 anos, alfabetizadas. Vagas: 15. Dias: 12 e 19, às 10h30, e 22 e 26, às 14h30.
Oficina Por dentro da prosa - Esta oficina pretende, através de explanações, leituras coletivas e debates, buscar entender a construção de textos literários a partir do ponto de vista do autor. Mediador: Sérgio Fantini, da Fundação Municipal de Cultura. Público: acima de 16 anos. Vagas: 10. Dia 13, às 14h.
Roda de leitura Poema e letra de música - Leitura de poemas e letras de música trazidas pelo público e discussão em torno do processo criativo de poetas e letristas. Mediador: Sérgio Fantini, da Fundação Municipal de Cultura. Público: acima de 16 anos. Vagas: 20. Dia 13, às 10 h.
Oficina Fábrica de monstros - A partir da leitura do livro “Shrek!”, de William Steig, e dos dois “Pequenos manuais de monstros caseiros” de Stanislav Marijanovic, os participantes criarão perfis escritos de monstros de nomes engraçados. Mediadora: Simone Teodoro, da Fundação Municipal de Cultura. Público: crianças acima de 7 anos, alfabetizadas. Vagas: 15. Dias 14, às 14h30, e 21 e 28, às 10h30.
Oficina História em quadrinhos - Propõe a criação de uma pequena história em quadrinhos (tirinha). Mediadora: Chantal Herskovic, quadrinista convidada. Público: crianças a partir de 10 anos e adolescentes. Vagas: 20. Dia 12, às 14h.
Oficina Do jeito que o lobo contou - Leitura de contos de fadas tradicionais e de livros de imagem de Maurício Veneza. Após as leituras, haverá um momento de criação literária. Mediadora: Simone Teodoro e Lorraynne Ribeiro, da Fundação Municipal de Cultura. Público: crianças acima de 07 anos, alfabetizadas. Vagas: 15. Dia: 15, às 10h30.
Oficina Brincando de livros, brincando de braille - Apresentar, ler e conversar sobre livros que incluem também a escrita em braille para que o contato dos leitores com esse tipo de livro seja mais prazeroso e enriquecedor. Mediadoras: Elizete Lisboa, escritora convidada, e Maria Helena Lisboa (Pitucha), contadora de histórias convidada. Público: a partir de 7 anos. Vagas: 40. Dia 15, às 15h.
Oficina Arte na estante - Conhecer e explorar o acervo da biblioteca, sobretudo os títulos relacionados às narrativas visuais e diversas manifestações artísticas, estimulando sua circulação e empréstimo. Mediadora: Isabel Rodrigues, da Fundação Municipal de Cultura. Público: de 9 a 12 anos. Vagas: 15. Dia 19, às 9h30.
Oficina Entrelinhas - Aborda as linguagens verbal e não verbal e promove a construção de narrativas, tendo a linha como elemento de composição visual. Mediadora: Isabel Rodrigues, da Fundação Municipal de Cultura. Público: de 6 a 10 anos. Vagas: 15. Dias 21, às 14h30, e 29, às 9h30.
Oficina Letras & artes - Alia literatura infantil e história da arte utilizando alguns livros que promovem o diálogo da criança com a artes plásticas. Mediadora: Isabel Rodrigues, da Fundação Municipal de Cultura. Público: crianças de 9 a 12 anos. Vagas: 15. Dias: 22, às 14h30, e 26, às 9h30.
Oficina E se fosse diferente? - Leitura do livro “No escuro, o voo da bruxa”, de Ernani Só, e criação de versões diferentes para a história. Mediadoras: Simone Teodoro e Lorraynne Ribeiro, da Fundação Municipal de Cultura. Público: crianças acima de 7 anos, alfabetizadas. Vagas: 15. Dia 29, às 10h30.
Hora do conto - Narração e leitura de textos literários e da tradição oral. Mediadora: Isabel Rodrigues, da Fundação Municipal de Cultura. Público: livre. Vagas: 50. Dia 20, às 10h30 e 14h30.
Ciranda de Histórias - Narração de contos da literatura brasileira e da tradição oral. Narrador: Gustavo Lima Lopes. Público: infantil. Vagas: 50 (agendamento para escolas e professores). Dia: 27, às 14h30.

Extensão Cultural
Era uma vez... no hospital - Leitura e narração de histórias para crianças no setor de pediatria do Hospital Santa Casa de Misericórdia. Mediadoras: Isabel Corrêa e Isabel Rodrigues, da Fundação Municipal de Cultura e narradores de histórias voluntários. Dia: 15, às 15h.

Conheça a Biblioteca
Visitas monitoradas - Para conhecimento dos espaços, acervos (literário, informativo e quadrinhos) e atividades da biblioteca. Público: crianças, jovens, estudantes universitários e demais interessados. Vagas: 30 por visita. O agendamento é feito pelo telefone 3277-8658, de terça a sexta, de 9h a 17h.
Mais informações: educativo.bpijbh@pbh.gov.br. Dias de visitação: 12, 19 e 26, terças-feiras, às 14h, 14, 21 e 28, quintas-feiras, às 9h, 15, 22 e 29, sextas-feiras, às 14h.

Serviços
Empréstimo de livros, quadrinhos e acervo disponível para consultas locais com obras informativas e literárias voltadas sobretudo para o público infantil e juvenil. Acesso à internet (Telecentro). Wi-Fi disponível.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, de 9h às 17h30, e sábados, de 9h30 às 13h.


No dia 07 de Julho, o Pólo “Sou de Minas, Uai!” visitou o Café Book* para conhecer os autores Marcelo Xavier e Maria Antônia. O encontro foi tão bacana que contou com uma pausa para um café e a escolha de alguns livros




Marcelo Xavier é formado em publicidade pela PUC - MG, e atua também como artista plástico. Autodidata, iniciou seus trabalhos com ilustração tridimensional em 1986 e em 1987 escreveu seu primeiro livro “O dia-a-dia de Dadá”. Atualmente produz ilustrações com massa de modelar, montadas e fotografadas em prequenos cenários. Escreveu também outros livros:"Tem de tudo nesta rua", "Asa de papel", "Se criança governasse o mundo", e com a coleção "O folclore do Mestre André" reuniu textos informativos sobre diversas manifestações do folclore brasileiro.

Já a autora Maria Antônia, mineira de Teófilo Otoni, desde muito cedo começou a escrever poemas. Em Belo Horizonte, cidade que adotou ainda na infância, cursou Letras na UFMG. Seu primeiro livro “Quando o coração escreve”  é um sucesso!

“'Quando o coração escreve' é lição de vida de quem muito tem a ensinar e com quem todos devem aprender. Maria Antônia faz do mundo e das relações de amizade a ante-sala de sua casa onde recebe os amigos de ontem e de sempre, os novos amigos de hoje e os amigos que está sempre buscando no futuro. Que nunca os corações se calem e que nunca se cansem de escrever...” derrete-se Danilo Andrade. 

A visita foi uma experiência emocionante. Os dois autores escutaram com toda atenção um pouco da história de cada biblioteca e de como o pólo se formou; autografaram os livros e distribuíram muitos elogios ao projeto. Esperamos ter conseguido alguns parceiros para o longo caminho do pólo “Sou de Minas, Uai!”. 
É ótimo quando todos se encantam por uma coisa que realmente acreditamos.

*Para quem quiser conhecer, o Café Book fica na Rua Padre Rolim, 616 - BH - MG 
  Telefone: (31) 3222-0161 
"A revista biblioo é uma publicação mensal, cuja realização se deve aos esforços de um grupo de Bibliotecários comprometidos com o debate em torno daquilo que temos chamado de cultura informacional.
Pautada por uma visão humanista, a biblioo vem tentar suprir uma carência no mercado (não puramente mercadológico) que é de uma publicação voltada para Bibliotecários, bem como para todos aqueles interessados em cultura, que não se restrinja a abordagem acadêmica, muito embora reconhecendo o valor desta.
Localizada no Rio de Janeiro e com colaboradores espalhados por vários estados brasileiros, a biblioo procura abordar temas relacionados a vários aspectos da sociedade (economia, política, entretenimento, cultura, etc) desde que estes estejam relacionados com o carro chefe da publicação, ou seja, da cultura informacional."

Fonte: Biblioo
A Biblioteca Comunitária Além das Fronterias do bairro Cabana realizou ontem uma mediação bem diferente.

Estamos com a universitária argentina Florencia Molina e mesma mostrou aos adolescentes do nosso projeto informações sobre o seu país de origem. Os adolescentes aproveitaram este momento e fizeram também várias perguntas sobre o país: comida, clima, vestuário. A mediadora de leitura Rita de Cássia realizou a mediação  do livro: "A infância da bruxa Onilda", de Rose Capdevila e Florencia repetia a mesma em espanhol: La infancia de la bruja Onilda.

Com outros usuários foi realizada a história de Lola do livro: "Eu nunca vou comer um tomate", de Lauren Child e Lavinia Faver. E em espanhol: Nunca voy a comer un tomate. Foi uma experiência muito interessante para os que estavam presentes. Os adolescentes puderam ouvir palavras novas em outro idioma e conhecer um pouco mais sobre a Argentina.


 Bruno Giannetti, autor Mineiro e artista plástico, lançou dois livros no dia 28 de junho. O livro “O interno Baile” de poesias e “Natureza e representação I e II” que são ensaios. Representantes da Biblioteca Comunitária Livro Aberto estiveram presentes para prestigiar o autor.
          “Bruno Giannetti conduz as palavras com sutil equilíbrio entre um olhar intensamente impregnado por cores que o habitam e a poesia que extrai de observações livres de sectarismos político-sociais. Amparado por influências revestidas de musicalidade e nítida força estética- proveniente de suas experiências nas artes plásticas-, o resultado é uma insuspeita capacidade de conferir grandeza e simplicidade, traduzindo aspectos que passam despercebidos aos olhares apressados. Sutilezas, lirismo e essencialmente beleza poética fecundada com delicada solidez é o que encontramos em: O interno Baile.” - Álvaro Gentil
          Autor autografou o livro que está disponível para os leitores da Biblioteca Comunitária Livro Aberto.

Fonte: Livro “O interno Baile”
Fotos: Eugênio Moraes
Agradecimentos: Maria Antônia e Livraria Café Book 
Recebemos no mês de junho a  visita do Deputado Estadual Anselmo José Domingos e seus assessores  na Biblioteca Comunitária Além das Fronteiras, Cabana. Ele foi um dos autores do Programa BH Cidade Leitora.

Anselmo José Domingos falou da importância de projetos que incentivam a leitura em nosso país. E formar leitores é transformar a vida destes pequenos cidadãos, já que o acesso a leitura é privilégio de poucos.
Ele apreciou o nosso acervo e parabenizou o nosso trabalho com as crianças e os adolescentes!
Valeu pela visita e incentivo!