No dia 27 de setembro de 2011, foi realizada a mediação do livro: “A verdadeira história dos três porquinhos!”, de Jon Scieszka com tradução de Pedro Maia, para os leitores da Biblioteca Comunitária Além das Fonteiras – Cabana, B.H.

Foi um momento de apresentar a famosa história dos Três Porquinhos contada pelo Lobo em uma versão bem humorada. Após  a mediação os leitores opinaram e alguns até escolheram a sua versão preferida: “Eu gostei mais da  história contada pelo Lobo”, disse Crislei Vitória, 11 anos.


A verdadeira história dos três porquinhos!,
"O 2º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Goiás é um projeto do Instituto Cultural Goiás Lê Mais realizado pela Cya Produção e Eventos. A segunda edição do evento acontecerá no período de 7 a 12 de outubro de 2011, no Deck Parking 3 Sul do Flamboyant Shopping Center. Diariamente, as atividades terão início às 10 horas da manhã e a programação se estende até as 22 horas. Com o tema Circo, o 2º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Goiás apresentará, em uma área de 6.500m2 metros quadrados, ambientes e oportunidades de mergulhar no mundo da literatura. As opções são formatadas para leitores e amantes do livro de todas as idades: crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade. A expectativa dos organizadores é receber 25 mil pessoas por dia no evento." LEIA MAIS
 
 

O 1º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Goiás aconteceu em 2008. Assim como em Belo Horizonte, seus organizadores estão lutando para que esse evento se torne pontual e que atinja um número cada vez maior de parceiros e leitores, contribuindo para uma cultura do acesso ao livro.



CADE MINHA MAMAE?

 A. J. Wood Rachel Williams




No dia 21 de setembro de 2011, foi realizada a mediação do livro Cadê minha Mamãe?, com tradução de Gilda de Aquino, para os leitores da Educação Infantil do Centro Cristão Evangélico Educacional durante o Rodão- prática que acontece semanalmente.






Os leitores se apaixonaram pela história do pintinho e todos queriam "degustar" um pouco do livro.
As ilustrações alimentam a imaginação. É com certeza uma história encantadora.
O autor e ilustrador Marcelo Xavier estará logo mais, lançando seu mais novo livro intitulado "Tempo Todo". Dessa vez o trabalho vem focado no gênero poesia. Vale a pena conferir o lançamento de mais uma obra desse artista que vem a muito tempo encantando com seu olhar criativo.

Local: Café 104
Quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Horário: 19h30
Entrada gratuita
Informações e reservas: (31) 3222-6457

Mais Informações:
O banco Itaú tem uma iniciativa incrível de incentivo à leitura, quem faz sua inscrição pelo site recebe uma coleção de livros infantis.
“Quem aprende a gostar de ler sabe escrever a própria história.
O Itaú realiza uma série de programas e parcerias para tornar o Estatuto da Criança e do Adolescente uma realidade para todos. E investe cada vez mais na qualidade da educação.
A Coleção Itaú de Livros Infantis foi criada pela Fundação Itaú Social para ajudar a despertar desde cedo o prazer pela leitura. Ela foi feita para você que também acredita que a educação é o melhor caminho para a transformação do Brasil.”
Confira e se inscreva no site: http://www.itau.com.br/itaucrianca/



chorarita.com


Bruna Piantine lança hoje, na Mineiriana, o livro infantojuvenil O Siri e a Sombrinha. A história de amor entre um simpático guarda-chuva e em romântico crustáceo é o tema explorado por Bruna, que já lançou Breus e Bastão. As ilustrações são de Rita Brás. A noite de autógrafos começa ás 19h, na rua Paraíba, 1419, Savassi. Informações: (31) 3223-8092.



Jornal Estado de Minas, 21/09/2011.
Biblioteca Comunitária Tia Clô
Durante os dias 15 e 16 de setembro, os integrantes dos pólos de leitura "Sou de Minas, Uai" (Belo Horizonte) e "Ler & Ler" (Betim), participaram de um encontro de formação, avaliação e discussão promovido pelo Instituto C&A de Desenvolvimento Social. Foram dois dias dedicados a um olhar perante a atuação já realizada pelos pólos de leitura, visando um vislumbramento do que esperamos e iremos construir futuramente dentro da proposta de disseminação de leitura, do trabalho em equipe (pólos de Minas) e da sustentabilidade das bibliotecas. 
 
Pólo de Leitura "Sou de Minas Uai"
O encontro aconteceu em Betim, na instituição Ramacrisna, que é a proponente do projeto de leitura do Pólo "Ler & Ler". Sustentabilidade, parcerias, políticas públicas, gestão compartilhada, literatura e mediação foram alguns dos temas abordados.

mediação de leitura
grupos de trabalho
integrantes do Pólo de Leitura "Ler & Ler"
dinâmicas de integração

Essa semana foi especial na biblioteca comunitária "Mundo do Saber". Teve direito até a uma sessão de Teatro de Sombras. As crianças do projeto socialização foram inseridas em trabalhos que focavam na importância dos livros, das histórias e do reconto. Como um meio de promover uma atividade diferenciada e lúdica, as crianças confeccionaram juntamente com os educadores sociais alguns personagens de papel e utilizando de uma caixa criaram um teatro de sombras.
Depois de ouvirem algumas histórias dos livros pertencentes ao acervo da biblioteca, foi dada a oportunidade de que os próprios leitores criassem, através de improviso, histórias para serem reproduzidas nas sombras. Muitas idéias surgiram e muitos fizeram questão de participar da atividade, o que possibilitou uma tarde muito divertida. Nem mesmo o calor de estarmos fechados em uma sala vedada e escura conseguiu diminuir o entusiasmo dos participantes.

Confira no vídeo abaixo um trecho da atividade de Teatro de Sombras


E o grande tema para as últimas mediações de leitura da biblioteca "Mundo do Saber" (Pólo de Leitura "Sou de Minas, Uai") foram os LIMERIQUES. Os Limeriques estão nos painéis, nas paredes e na boca dos leitores da biblioteca.

Os limeriques são poemas que possuem a característica de utilizarem de apenas cinco linhas. A primeira, a segunda e a quinta linhas irão sempre rimar. A quarta e a quinta serão sempre mais curtinhas que as demais e irão rimar entre sí.
"Acredita-se que ele (LIMERIQUE) tenha nascido antes de Edward Lear, o mais conhecido escritor de Limericks (como são chamados originalmente, em inglês). Um livro de E. Marshall seria o primeiro a conter limericks, em 1822." (praialouca.com)

No Brasil temos a escritora Tatiana Belink como uma referência na produção deste tipo de poema. A escritora já publicou vários livros nesse estilo, fazendo jus a sua característica de contar historinhas malucas e divertidas.


"HÁ COISAS DAS QUAIS TENHO MEDO,
E DISTO NÃO FAÇO SEGREDO:
DO QUE NÃO CONHEÇO,
DO QUE NÃO MEREÇO,
É DISSO QUE EU MORRO DE MEDO."

Tatiana Belinky


A leitura de Limeriques tem criado momentos divertidos na biblioteca e serviu para inserir mais uma palavra no vocabulário das crianças e adolescentes, além de contato com mais um tipo de leitura: os Limeriques!


A biblioteca comunitária "Mundo do Saber" (Pólo de Leitura "Sou de Minas, Uai") está de cara nova. Devido ao crescimento do acervo viu-se a necessidade de investimento em estantes novas. Nos últimos meses muitos livros foram adquiridos com o recurso do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, e o número de doações também vem crescendo a cada dia. 

A ambientação da biblioteca passou por uma transformação, deixando a impressão de que acontecera uma reforma estrutural. Com isso percebemos a importância do investimento em móveis "próprios" para um espaço de leitura, pois estes possuem a característica de serem compactos, permitindo assim uma melhor utilização do espaço.

Foram escolhidas as cores amarelo e azul com intuito de criar um ambiente agradável e que chamasse a atenção das crianças e jovens, que são nosso maior público. E estas são também as cores símbolo do GDECOM (Grupo de Desenvolvimento Comunitário), instituição onde a biblioteca "Mundo do Saber" está localizada.
No mês de agosto o mediador de leitura da biblioteca comunitária "Mundo do Saber" (Pólo "Sou de Minas, Uai") e o ilustrador Santiago Régis, realizaram uma visita à Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. A biblioteca possui um acervo grande e de qualidade, muitos espaços de leitura e um atendimento acolhedor.

Durante as horas de observação e leitura vividas na instituição percebemos um bom fluxo de crianças, jovens e adultos que utilizam do ambiente como espaço de leitura por prazer.


Rafael Mussolini (educador mediador de leitura)

Santiago Régis (ilustrador) 

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil é um espaço que deve ser visitado. Se você ainda não conhece, vale a pena dar uma passada por lá e conferir!!!


Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta das 9h às 17h30
Sábado e domingo (uma vez por mês), das 9h30 às 12h15
Para o empréstimo de livros é necessário:
- Inscrição
- Carteira de Identidade
- Comprovante de Residência
Mais Informações: (31) 3277-8658
Email: bpijbh@pbh.gov.br

No dia 5 de setembro a mediadora de leitura Rita de Cássia da Biblioteca Comunitária Além das Fronteiras-Cabana de Belo Horizonte, do pólo Sou de Minas Uai visitou a Associação Meninas e Mulheres do Morro localizada na Comunidade da Mangueira no Rio de Janeiro. O nome da Biblioteca é Atelier das Palavras e a mesma conta também com a parceria do Instituto C&A. Segundo Rita de Cássia: "Foi um momento de troca de experiências. Conversamos sobre literatura, formas de empréstimos, o público atendido, etc.Percebi a importância da biblioteca na comunidade".
A Biblioteca Atelier das Palavras atende crianças, adolescentes do projeto e também a comunidade.


Bibiana, Bárbara, Rita de Cássia e Kely - Biblioteca Atelier das Palavras.
Maiores informações visite: www.meninasemulheresdomorro.org.br









No dia 27 de agosto tivemos a oportunidade de participar de uma oficina com a escritora Elizete Lisboa. Foi uma manhã de sábado produtiva, onde tivemos contato mais efetivo com o braille e outras questões que surgem paralelamente ao trabalho com livro de duas escritas. 

Elizete consegue deixar os participantes a vontade e envolvidos na proposta da oficina. Inicialmente a gente chega a duvidar de seu propósito, que é o de fazer todo mundo sair da atividade entendendo o básico de braille e ainda conseguindo escrever. Acredite, no final o objetivo é alcançado.

Um dos pontos mais ricos da oficina ministrada pela escritora vem com a própria desmistificação do braille como uma linguagem/instrumento inacessível e complexo, e a preocupação com uma inclusão realmente eficaz, que foca inclusive a apresentação do braille e do livro de duas escritas às crianças que não possuem deficiência visual.

Na oficina passamos a conhecer e manipular objetos e ferramentas que são utilizadas para a escrita, o ensino e a aprendizgem em baille, como: 


Reglete e Punção

O Próprio Alfabeto em Braille



Todo o tempo aprendemos brincando. As atividades acontecem via música, contação de histórias e bate papo

momento de contação de histórias



A Biblioteca Comunitária Livro Aberto nunca teve um público tão grande, claro que as responsabilidades e trabalhos aumentaram proporcionalmente a esse público. Com isso duas coisas interessantes aconteceram por aqui, descobrimos um grupo de leitores especiais, assíduos e que não se interessam somente em ler, mas no funcionamento da biblioteca em geral, dando inicio a idéia dos voluntários.



A história de voluntários começou bem antes aqui na Biblioteca, a nossa voluntária Bárbara Santos é a funcionária mais velha de casa, em fevereiro de 2012 completa um ano que ela nos apoia. Outros voluntários como Ananda Martins e Francielle Cristina vieram completar a equipe recentemente, tornando-se o braço direito da mediadora Daniela.



Os voluntários tem uma grande liberdade com respeito ao tempo que cedem para o trabalho e a regra é ceder somente o tempo livre. Nada de tirar atenção dos estudos. Esses voluntários tem uma oportunidade única de conhecer melhor o nosso acervo, eles acabam por se surpreenderem com alguns livros que eles ainda não tinham visto.

É interessante notar alguns objetivos que tem sido atingidos, como: incentivar a leitura, interagir os usuários da comunidade com a biblioteca e sua rotina e quem sabe assim ajudar esses voluntários no futuro a se decidirem por uma profissão neste ramo. Com os voluntários a biblioteca mantém um “ar juvenil”,os jovens acham interessante serem atendidos por outros jovens e até trocam várias idéias. Cuidar e gostar dos livros também são dons, que precisam ser ensinados e passados para frente.


O primeiro dia do "Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais" teve gostinho de curiosidade. Eram muitas novidades e muita coisa para ver. Percorrendo por entre os standes, atividades, exposições, salas de leitura, tivemos a oportunidade de vivenciar um espaço de grande diversidade de gêneros literários, autores, ilustradores, entre outras manifestações culturais.


Regina Segurado (bibliotecária), Eleusa Andrade (coordenadora do Pólo) e Santiago Régis (ilustrador) em exposição sobre as obras dos Irmãos Grimm

Durante o período da tarde toda a programação foi voltada a exposição, apreciação e compra de livros. A partir das 19:00 assistimos a cerimônia de abertura do evento. Logo após Marina Colasanti e Bartolomeu Campos de Queirós inauguraram uma parte importante da programação nomeada "Diálogos Literários" e promoveram uma construtiva palestra/bate papo com o intuito de discutir sobre a memória e sua relação com a literatura..


Marina Colasanti (Minha Guerra Alheia) e Bartolomeu Campos de Queirós (Vermelho Amargo) focaram na questão da memória em seus mais recentes trabalhos literários..

Publicado em 01/09/2011 10:03:20


Será lançado nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, durante a cerimônia de abertura do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, a edição 2011 do Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC). As inscrições permanecem abertas de 1º de setembro a 31 de outubro. O edital pode ser consultado no Diário Oficial do Município (DOM), no site da FMC (www.pbh.gov.br/cultura) e nos folders que serão distribuídos em todos os equipamentos culturais da Fundação e na biblioteca que será montada no Salão do Livro.

O João-de-Barro tem o objetivo de valorizar a literatura produzida para crianças e jovens, bem como revelar talentos nesse segmento. Em 2011, o Concurso apresenta novo conceito. Será premiado o melhor livro inédito, escrito em língua portuguesa, com texto e projeto gráfico completo, destinado a crianças e/ou jovens.

O autor da obra vencedora receberá R$20 mil, além de uma viagem a Bologna, na Itália, para participar da 49ª Bologna Children´s Book Fair, o maior evento internacional dedicado à literatura infantil e juvenil, que será realizado de 19 a 22 de março de 2012.

Como se inscrever

As inscrições podem ser realizadas até 31 de outubro de 2011, de terça a sexta, exceto feriados, das 9 às 17h, pessoalmente na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, ou enviadas por sedex para a Rua Carangola, 288, térreo, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG – CEP: 30330-240.
A ficha de inscrição e a relação de toda a documentação solicitada aos candidatos estarão disponíveis no site da FMC (www.pbh.gov.br/cultura), anexos ao edital, que poderá ser acessado por meio do link Licitações e Editais, a partir do dia 1º de setembro.

Avaliação e Julgamento

A avaliação da obras inscritas será feita em duas etapas. Primeiramente, será realizada a conferência dos documentos exigidos no edital, que revelará quais são as obras habilitadas para o julgamento. A lista com a relação das obras inabilitadas será divulgada até 11 de novembro.
Na sequência, um júri composto por três especialistas em literatura, nomeados pela FMC, vai avaliar e julgar as obras, elegendo a vencedora do concurso. O resultado será divulgado no Diário Oficial do Município de Belo Horizonte e no site da FMC (www.pbh.gov.br/cultura), até 27 de janeiro de 2012.