Amanhã, dia 31 de outubro, o poeta Carlos Drummond de Andrade faria 109 anos. Drummond foi e continua sendo um ícone da literatura brasileira. E esse grande modernista mineiro, agora possui um dia voltado exclusivamente para a celebração de sua figura e sua obra, que é o Dia D. Várias cidades do Brasil estarão com programações e festividades literárias voltadas ao trabalho de Drummond, como também em Lisboa (Portugal). 
Em Belo Horizonte acontecerão saraus, mostra de fotos, poesias, cartas, como também a exibição do documentário "O Fazendeiro do Ar".

 

Documentário de Fernando Sabino e David Neves. 1972. 

"O Fazendeiro do ar apresenta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), mais carioca que itabirano, falando das raízes mineiras (da fixação sentimental pelas origens), admirando a vista da Pedra do Arpoador e brincando de se esconder entre as pilastras do Ministério da Educação – do qual foi chefe de gabinete do ministro Gustavo Capanema, na ditadura Vargas. O poeta aparece como prosaico passageiro do coletivo que o conduzia de sua casa, no Posto 6, ao centro da cidade para trabalhar como funcionário público."
Fonte: Sibila 



"Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO [...]" 

Essa é uma data que precisa ser lembrada por dois motivos: primeiro pela importância do livro e da leitura em sí. Segundo pelo fato do contexto histórico vinculado a ela, que nos remete à história do Brasil e do nascimento de uma das maiores bibliotecas do mundo: a Biblioteca Nacional.

Uma data como essa também é importante se pararmos para pensar que o Brasil é um país jovem, o que justifica o seu caminhar pelo acesso e o gosto pela leitura. Nações que se vangloriam por terem cidadãos que lêem em médias estatísticas altas, são nações chamadas de "velho mundo" e que passaram por colonizações e crises que já foram superadas, em muitos casos, muito antes do Brasil ser "descoberto". 

O Brasil está em processo de sedução pela leitura sim. O nosso país está se formando enquanto autor das próprias histórias. Aprendí uma vez com uma professora de história sobre o "período de longa duração" nos processos históricos, e hoje entendo muito melhor o que ela queria dizer. É nesse "período de longa duração" que as mudanças ocorrem, que a sociedade aprende a importância do saber, e junto a isso, no caso da leitura, é importante que existam famílias, escolas, bibliotecas públicas e comunitárias (entre outros atores) dispostos a permitir acesso a todo tipo de leitura.

Feliz Dia do Livro! 


A Biblioteca Comunitária "Mundo do Saber" (Pólo de Leitura "Sou de Minas, Uai") está sempre buscando trabalhar com diversos portadores de texto e de informação. Com isso a informatização passa a ser um fator importante no ambiente de uma biblioteca, que se propõe a ser um local de leitura, interação e produção de conhecimento. A nossa biblioteca já possuía alguns computadores disponíveis aos frequentadores do espaço, mas pelo tempo e uso, estes já não apresentavam a mesma eficiência. O GDECOM (Grupo de Desenvolvimento Comunitário), instituição onde a biblioteca está inserida oferece à comunidade cursos profissionalizantes, e um deles se refere à 'manutenção e montagem de micros'. Foram adquiridos novos monitores, e outros componentes necessários, e os computadores foram montados e preparados pelos próprios alunos. Os novos computadores já estão disponíveis, para assim atender melhor as necessidades dos leitores e funcionários.


A Biblioteca Comunitária "Mundo do Saber" (Pólo de Leitura "Sou de Minas, Uai"), recebeu de doação da amiga, colaboradora e bibliotecária Regina Segurado, uma caixa contendo um maravilhoso quebra-cabeças com a representação do mapa mundi. Como o espaço da biblioteca vem se consolidando como um ambiente de interação, concluímos que poderíamos usar o presente como mais uma ferramenta de divulgação e aproximação dos leitores. Para que se possa seduzir leitores em potencial é preciso que primeiro consigamos trazê-los para dentro da biblioteca, e mostrar que esse espaço pode ser diferente do que o imaginário da sociedade construiu em relação à biblioteca.


A idéia deu certo. O principal objetivo , que era o de chamar atenção das pessoas, foi atingido nas primeiras horas em que a mesa foi montada. Uma curiosidade percebida é a que apesar de conhecerem e saber a finalidade lúdica de um quebra cabeças, a quase totalidade dos visitantes e usuários da biblioteca nunca tiveram a oportunidade de se dedicar ao processo de montagem. A idéia é a de que cada usuário tenha a liberdade e autonomia de colaborar no encaixe das peças, naquele momento em que estiver passando pela biblioteca para fazer um empréstimo, participar de uma mediação de leitura, ou seja, queremos uma construção coletiva que não tenha hora marcada para acontecer. Nesse processo as únicas regras são: cuidado para não desfazer o que o outro montou (com exceção para casos que a montagem esteja incorreta, prejudicando o andamento)  e o zelo pelas peças que ficam espalhadas pela mesa (evitando a frustração de não chegar ao fim do trabalho por falta de peças).


 Eliete Bragança, uma das bibliotecárias do Pólo "Sou de Minas, Uai", possui experiência em montagem de quebra cabeças e deu dicas importantes ao mediador de leitura e aos jovens que se aventuravam na brincadeira.

Para ver MAIS FOTOS e ACOMPANHAR a evolução do nosso mapa-mundí, juntamente com os leitores da Biblioteca "Mundo do Saber", acompanhe nosso perfil no facebook!
Às vezes gostamos tanto de um livro que sentimos vontade de anotar todas as partes boas,falar para o mundo inteiro o quanto o livro é bom e merece ser lido. Partindo dessa ideia a Biblioteca Comunitária Livro Aberto criou o Diário Literário, onde os próprios leitores escrevem sobre seus livros favoritos, relatando sua opinião a respeito da história.
Desenvolvemos uma folha que faz menção a um diário antigo, esteticamente trabalhada para chamar atenção do usuário.No começo a folha era distribuída no ato do empréstimo para aqueles que queriam se expressar. Hoje os próprios usuários vão até a pasta e pegam as folhas para escreverem seus depoimentos.



A ideia de ser um “mediador de leitura" contagia nossos leitores e eles escrevem com todo o empenho e vontade ,citando as melhores partes e fazendo seus comentários mais sinceros. Sempre que alguém chega por aqui sem muita ideia do que ler, pega a pasta com todas as sugestões (que são muitas!) e acaba descobrindo outro problema, qual das sugestões seguir.
O importante é que as sugestões são para todo tipo de gosto, seja você um amante dos clássicos ou de aventuras ou mesmo encantado por aquele romance “água com açúcar”. O mais interessante é que através das indicações as pessoas também fazem escolhas inusitadas que às vezes difere um pouco do seu gosto costumeiro.
O diário literário tem agora um lugar especial na estante da biblioteca e quem ganha com isso são os próprios leitores que vem em grupo apreciar o diário semanalmente e assim tem a oportunidade de conhecer melhor o acervo e dar sua opinião a respeito do mesmo.



Usuários em grupo lendo o diário literário.
Biblioteca Comunitária Livro Aberto


A Biblioteca Comunitária Além das Fronteiras – Cabana realizou eventos referentes à semana de literatura. Foram momentos de mediação de leitura e visita a outras instituições a fim de divulgar a biblioteca.
.


Dia 07 de outubro (Sexta-feira) – Palestra: A importância da Mediação de leitura
A mediadora de leitura Rita de Cássia se encontrou com as educadoras da creche do Grupo de Apoio a Criança e ao Adolescente – Módulo I. As educadoras realizaram perguntas, fizeram mediação, deram ideias. 



Dia: 08 de outubro (Sábdo) – Mediação com os pais
Neste dia os pais conheceram as novas instalações da biblioteca. Foi realizada a mediação do Livro: "Eu nunca vou comer um tomate", de Lauren Child – tradução de Lavínia Fávero, Ed. Ática. A história é engraçada e os pais falaram como a biblioteca mudou a vida de seus (suas) filhos (as).



Dia: 18 de outubro (Terça-feira) – Mediação na Escola Municipal Padre Flávio Giammetta


Ocorreu na Escola Municipal Padre Flávio Giammetta no Barreiro em BH um momento musical em homenagem as professoras na Biblioteca Neide Marisa Braga situada dentro da instituição e um momento de mediação de leitura com três turmas do Ensino Fundamental. O livro mediado foi: "Uma noiva chique, chiquérrima, lindérrima", de Beatrice Masini – tradução de Eva Furnari, Ed. Ática. As crianças caíram na gargalhada com a história da noiva Filomena.

Foram momentos de enfatizar a importância da literatura no cotidiano da sociedade.


Para comemorar o sucesso de visualizações e o aniversário de 1 ANO do blog, o Pólo de Leitura "Sou de Minas, Uai!" irá sortear dois livros. O primeiro sorteio será realizado pelo twitter e o segundo pelo blog. O ganhador do primeiro sorteio está vedado a participar do outro. Participantes, funcionários e colaboradores próximos ao Pólo também estão vedados a participação.

É isso ai! Esperamos a participação de todos! Boa Sorte!

Sorteio 1 - Twitter

Sortearemos um exemplar do Box "Alice no País das MaravIlhas e Alice Através do Espelho" - 2 Volumes

Confira vídeo sobre Alice e o box que vamos sortear 





                           A promoção começa hoje, dia 20/10/2011 e termina dia 04/11/2011.
Serão contadas as mensagens retwitadas até às 15h do dia 04/11/2011.
Divulgaremos o ganhador às 16h do mesmo dia.

Para concorrer, basta seguir o @soudeminasuai no Twitter e dar RT na frase promocional abaixo:

SORTEIO: sou amante da leitura e quero livro http://kingo.to/RuG #soudeminasuai RT e concorra

Regras: 
A promoção é válida apenas para pessoas físicas residentes no Brasil, com conta no twitter que retwitarem a mensagem exatamente como mencionado acima em vermelho;
O participante sorteado deve seguir o blog @soudeminasuai no twitter; caso contrário faremos um novo sorteio;
Cada participante, deve conferir na página de RTs se seu nome já apareceu (demora em torno de 40 minutos);
Lembramos que perfis fechados não aparecem na busca. Portanto, para participar da promoção é necessário o desbloqueio.
Avisaremos o ganhador por postagem aberta e DM, devendo o mesmo retornar o contato em até 3 dias corridos.
Caso seja constatado que o participante selecionado tenha um perfil obviamente fake no twitter ou destinado quase exclusivamente para participação de promoçoes, faremos um novo sorteio.
Publicaremos um printscreen com o número do vencedor.
O prazo de envio é de até 30 dias e o custo de postagem é por conta do Pólo Sou de Minas, Uai!


"A aranha, a dor de cabeça e outros males que assolam o mundo" (Editora Ática) é um livro inteligente, divertido e com belas ilustrações. Suas pequenas histórias estão fazendo parte do planejamento das atividades de mediação de leitura da Biblioteca Comunitária "Mundo do Saber" essa semana, e tiveram aceitação imediata das crianças. As histórias "O Mosquito vai à Guerra" e "A Aranha e a Dor de Cabeça" arrancaram sorrisos e participação na mediação de leitura.

"Autora de clássicos como A Fada que tinha ideias e os livros da coleção Passa Anel, Fernanda Lopes de Almeida faz parte do grupo de escritores que renovou a literatura infantil brasileira na década de 1970. Psicóloga por formação, Fernanda passou muitos anos lidando com crianças. Seu primeiro livro, Soprinho, foi o vencedor do Prêmio Jabuti de melhor livro infantil em 1971 [...]" LEIA MAIS
No dia 08/10/2011 a Biblioteca Comunitária Tia Clô realizou uma mediação de leitura acrescida da contação de estórias, para as crianças, seus familiares, visitantes e funcionários da Instituição onde está inserida, o CCEE.

O livro escolhido foi FLICTS, do escritor Ziraldo. A mediadora Kenya contou com a ajuda e participação de 4 alunas e 4 professoras do CCEE. Foi um momento muito divertido e prazeroso, onde recebemos a visita de Katita Formosa, uma palhacinha muito vaidosa, que nos ajudou na viagem à esta estória tão linda.

SER CRIANÇA É BOM DEMAIS!!!


  



Ontem conhecemos os ganhadores de mais uma edição do Prêmio Jabutí. Nós, promotores de leitura e atuantes em bibliotecas, procuramos estar sempre atentos no que vem sendo produzido no meio editorial de livros, e utilizar o resultado desse importante prêmio, como uma das ferramentas de análise para aquisição de acervo para as bibliotecas do Pólo é uma prática constante entre os mediadores e coordenadores.


Confira abaixo os ganhores de algumas das categorias... Para visualização completa da lista visite o www.premiojabuti.org.br

Capa

1º  INVISÍVEL (COMPANHIA DAS LETRAS) JOÃO BAPTISTA DA COSTA AGUIAR

Ilustração

1º  O CORVO (EDITORA SCIPIONE S.A) MANU MALTEZ

Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil

1º  GILDO (BRINQUE-BOOK EDITORA DE LIVROS LTDA) SILVANA RANDO

Contos e Crônicas

1º  DESGRACIDA (RECORD) DALTON TREVISAN

Infantil

         OBAX            ( BRINQUE-BOOK EDITORA DE LIVROS LTDA) ANDRÉ NEVES

Juvenil

1º  ANTES DE VIRAR GIGANTE E OUTRAS HISTÓRIAS (EDITORA ÁTICA S.A) MARINA COLASANTI

Poesia

1º  EM ALGUMA PARTE ALGUMA (JOSÉ OLYMPIO LTDA). FERREIRA GULLAR

Romance

1º  RIBAMAR (BERTRAND BRASIL) JOSÉ CASTELLO

Teoria/ Crítica Literária

1º  CÂMARA CASCUDO E MÁRIO DE ANDRADE - CARTAS, 1924-1944 (GLOBAL EDITORA) MARCOS ANTONIO DE MORAES (ORG)

Projeto Gráfico

1º  THEODORO SAMPAIO - NOS SERTÕES E NAS CIDADES (VERSAL EDITORES LTDA) (ODEBRECHT) KARYN MATHUIY






      
  



As bibliotecas comunitárias do Pólo de Leitura "Sou de Minas, Uai" estão a cada dia consolidando ainda mais suas atividades e atuação nas comunidades onde estão inseridas. Os mediadores de leitura e coordenadores desses espaços de leitura, vêm buscando dar visibilidade as ações e uma das ferramentas utilizadas para isso é o apelo visual. Depois de uma parceria de sucesso com o ilustrador Santiago Régis na criação dos desenhos para os eventos do Pólo, resolvemos repetir a dosagem e então o artista começou a "bolar" uma logomarca que pudesse exibir em imagem a identidade da Biblioteca Comunitária "Mundo do Saber". 

Confira abaixo o resultado do trabalho e deixe sua opinião:

Ficamos muito satisfeitos com o resultado. A logomarca consegue ser simples e trazer os elementos que definem o trabalho de disseminação de leitura realizado no espaço. O ilustrador conseguiu interligar referências ao livro enquanto objeto e portador de subjetividade, ao ato de ler, assim como a brincadeira com a palavra "mundo", representada pela cabeça do leitor como depositório de todo o saber contido no gosto pela leitura.

         O campeonato de leitura da Biblioteca Comunitária Livro Aberto foi um sucesso! Só mesmo acompanhando de perto para acreditar no número de visitantes, participantes, empréstimos etc...
          Nosso primeiro lugar masculino foi o pequeno Igor Martins de apenas 9 anos, ao todo o Igor ficou com 503 pontos em 2 meses, impressionante não é? Seguido do Igor nosso 2° lugar é o Adriano Martins com 440 pontos e o 3° lugar Tiago Araújo com 386 pontos.
          No lado feminino nossa leitora campeã se chama Núbia Martins de apenas 8 anos que chegou a um total de 331 pontos seguido do 2° lugar Elisangela com 242 pontos e 3° lugar Maria Daniela com 132 pontos.
          Mais importante do que a pontuação é o incentivo que foi deixado a todos, de que livros sejam os clássicos ou atuais sempre fazem bem a mente e engrandecem a alma. Esperamos sinceramente que todas as crianças e adolescentes que conheceram a biblioteca através do campeonato continuem frequentando nosso espaço e se sintam em casa.

       Segue as fotos dos nossos campeões:


Igor Martins 1° lugar

Núbia Martins 1° lugar



Adriano Martins 2° lugar

Elisangela 2° lugar


Tiago Araújo 3° lugar
Maria Daniela 3° lugar
             
        
Assinada lei que institui 12 de outubro como 'Dia Nacional da Leitura'.
O calendário oficial de celebrações relacionadas à Cultura no Brasil passou a contar com mais uma data: O Dia Nacional da Leitura, a ser comemorado em 12 de outubro. Publicada nesta sexta-feira, 9 de janeiro, a Lei nº 11.899 – que também institui a Semana Nacional da Leitura e da Literatura – foi assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Cultura interino, Roberto Gomes do Nascimento.
Com a iniciativa, o Governo Federal pretende ressaltar a importância do hábito da leitura no país, fundamental no processo de formação do indivíduo e de inclusão sociocultural. Objetiva, ainda, destacar a criação literária e o papel da leitura, em especial entre os mais jovens, pois a data também é consagrada como o Dia da Criança.
   Devido a essa nova lei a Biblioteca Comunitária Livro Aberto está realizando uma programação especial para os assíduos leitores. Hoje pela manhã foi feita uma mediação  para adolescentes, com o livro: "Fala sério Pai!" da Thalita Rebouças. Após a mediação a Biblioteca contou com o apoio dos mesmos para  a divulgação  dessa data por meio de cartazes informativos pelo bairro.

Mediação

divulgação  na comunidade

 Hoje e amanhã a Biblioteca Comunitária Livro Aberto está voltada para a divulgação desta data especial. Que todos possamos refletir nesta ocasião sobre a importância que a leitura desempenha na vida de cada um e que nós como Biblioteca comunitária possamos ajudar o máximo nessa divulgação tão importante da Leitura.

Por: Daniela-Mediadora de Leitura.
Biblioteca Comunitária Livro Aberto. 
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2009/01/09/leitura-e-literatura/
As bibliotecas comunitárias "Livro Aberto" e "Mundo do Saber" (pertencentes ao Pólo de Leitura "Sou de Minas, Uai") agora possuem mais uma forma de interação com seu público. Foram criados os perfis na rede social facebook. Essa ferramenta está sendo importante para a divulgação das atividades, troca de experiências entre os gestores e mediadores do projeto de leitura, leitores, escritores, ilustradores, entre outros.
Venham conhecer nossas páginas:



Tarde agitada na Biblioteca Comunitária "Mundo do Saber". O aumento no número de empréstimos e cadastro de usuários traz consigo também a necessidade de manter o fluxo, afim de que a propaganda se propague também através do "boca a boca". Uma das alternativas de sedução utilizadas na biblioteca está no trabalho voltado à ambientação e organização do espaço. O mediador de leitura procura sempre trazer uma decoração diferente, divertida, informativa e que também cumpra o papel de apresentar e divulgar a leitura e seus diversos gêneros. Nesse mês de outubro estamos investindo nos poemas e poesias.


O espaço de leitura da biblioteca possui um varal que pode ser manuseado pelos leitores. O usuário escolhe a poesia preferida para fazer sua leitura, podendo até compartilhar com colegas e visitantes. Esse mês podemos encontrar os escritores Manuel Bandeira, Marina Colasanti, Pablo Neruda, Dheyne de Souza, Olavo Bilac, Fernando Pessoa, Manoel de Barros, Elizabeth Bishop, Gonçalves Dias, Vicente de Carvalho, Tomás Antônio Gonzaga e Cecília Meireles.




"Arte Brasileira: ruptura e inovação

O poeta Ferreira Gullar será o convidado de hoje do projeto "Ciência e Cultura", que vem com a proposta de fomentar o diálogo e a discussão entre personalidades atuantes das áreas das ciências e da cultura, criando um vínculo com o meio acadêmico. A idéia é a de promover debates e discussões pertinentes à sociedade. 
 

O encontro será no Teatro João Paulo II da PUC Minas
Prédio 30 - CAMPUS Coração Eucarístico
Avenida Dom José Gaspar, 500

Fonte: Jornal Estado de Minas
 
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE 29 DE SETEMBRO DE 2011

A Fundação Biblioteca Nacional, por intermédio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - SNBP, no uso de suas atribuições legais, e, em cumprimento ao disposto nos artigos 1o- , 2o- e 3o- Decreto 520 de 13 de maio de 1992, torna público às Bibliotecas de acesso público, que, para efeito de participação em ações de fomento a serem promovidas pela Fundação Biblioteca Nacional, essas devem obrigatoriamente estar inscritas no Cadastro Nacional de Bibliotecas Públicas.

O presente edital é fundamentado pela Decisão Executiva de 29 de setembro de 2011, pelo Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL, instituído pelo Decreto no- 7.559, de 1o- de setembro de 2011, e pela Lei do Livro no- 10.753, de 30 de outubro de 2003.

1. DO OBJETO

1.1.Este Edital tem por objeto a convocação de Bibliotecasde acesso público cadastradas ou não no Sistema Nacional de BibliotecasPúblicas- SNBP, para a inscrição de dados no Cadastro Nacional de Bibliotecas Públicas, mantido junto ao Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) do Ministério da Cultura, visando o cumprimento da condição obrigatória de participação dessas Bibliotecas em ações de fomento, modernização e atualização, a serem promovidas pela Fundação Biblioteca Nacional, em âmbito nacional.

2. DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS

2.1.Os recursos orçamentários serão previstos em editais de fomento específicos.

3. DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

3.1.Poderão participar deste Edital:

a)Bibliotecas Públicas Municipais;

b)Bibliotecas Públicas Estaduais;

c)Bibliotecas de Órgãos Públicos;

d)Bibliotecas Comunitárias;

e)Bibliotecas Universitárias;

f)Bibliotecas Rurais;

g)Bibliotecas Escolares; e

h)Pontos de Leitura

4. DO PRAZO PARA INSCRIÇÃO

4.1.Cadastro Nacional de Bibliotecas Públicas estará disponível para inserção e atualizações de dados a partir de 03 de outubro de 2011, em caráter permanente, no site da Fundação Biblioteca Nacional, http://www.bn.br.

5. DA DOCUMENTAÇÃO

5.1.A inscrição de dados pelas Bibliotecas no Cadastro Nacional de Bibliotecas Públicas será vinculada ao número do CNPJ da instituição ou ao número do CPF de seu dirigente.

6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1.A Fundação Biblioteca Nacional - FBN se reserva ao direito de realizar comunicações, solicitar documentos ou informações aos proponentes, por meio eletrônico, exceto as informações ou convocações que exijam publicação oficial.

6.2.O ato de cadastramento não implica em participação automática da biblioteca cadastrada em ações de fomento, modernização e atualização, a serem promovidas pela Fundação Biblioteca Nacional, em âmbito nacional, as quais estarão sujeitas a regramentos próprios.

6.3.A veracidade dos dados do cadastro é de inteira responsabilidade das instituições cadastrantes, isentando a Fundação Biblioteca Nacional de qualquer responsabilidade civil ou penal.

6.4.É de exclusiva responsabilidade das instituições cadastrantes a atualização de seus dados cadastrais junto ao Cadastro Nacional de Bibliotecas Públicas e os prejuízos decorrentes da não realização do mesmo são igualmente de sua inteira responsabilidade.

6.5.Os casos omissos e as dúvidas surgidas no presente Edital serão resolvidos pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - SNBP.



GALENO AMORIM

Presidente da Fundação
A qualidade de uma mediação de leitura que utiliza do livro de imagens é algo incontestável. Esse tipo de livro vem a cada dia ganhando mais espaço no mercado editorial e depois de várias leituras de resultado satisfatório, tornou-se a "menina dos olhos" nas mediações de leitura da Biblioteca Comunitária "Mundo do Saber". 
Nesse caso, o que poderíamos chamar de "resultado satisfatório"?

A mediação com livros de imagens não acontece sem a participação das crianças (ou do público que deseja atingir). Essa participação promove um exercício da imaginação e da percepção, que são pontos que devem ser estimulados no desenvolvimento das crianças. O público entra na história, aponta detalhes (imagens) que nem mesmo o mediador de leitura (através da leitura prévia) conseguiu perceber, ou não deu tanta importãncia. As crianças também entram na história ao ilustrar, justificar e dialogar com as imagens utilizando de exemplos de seu meio social (conhecimento prévio).  

Como indicação, trazemos então um livro que através de uma simplicidade consegue apresentar uma história divertida, que utiliza de ilustrações bem elaboradas, que mostram a estrutura da história e oferecem vários elementos surpresas, que me atrevo a dizer que são perceptíveis apenas ao olhares mais atentos e curiosos.

"O Guloso" de Lilian Sypriano e Cláudio Martins