O Pólo Sou de Minas, Uai! marcou presença no II Seminário de Formação- do Pólo Ler&Ler em Betim, com o tema: "A leitura e a literatura nas políticas públicas de educação e cultura", no Sesi de Betim.
O evento ocorreu no dia 15 de dezembro e contou com a participação de coordenadores dos pólos de leitura, estudantes, educadores, professores, bibliotecários, mediadores de leitura, editores, etc.

Pólo Sou de Minas, Uai!: Kenya, Daniela e Rita de Cássia

Os palestrantes convidados foram: Elizabeth Serra (Secretária Geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), Gustavo Queiroz Gaivota (Escritor, Coordenador da FAENOL), Gil Bertho Lopes (Dramaturgo, professor e ator), Marilene Castanha (atriz e artista plástica), Maria Antonieta Antunes Cunha (Secretária Executiva do Plano Nacional do Livro e da Leitura), Bartolomeu Campos Queirós (Escritor e palestrante). 
Rita de Cássia, Tânia Cristina, Kenya, Elizabeth Serra e Daniela.





Foi um momento de discutir sobre a política pública do livro e da leitura nas bibliotecas comunitárias, bibliotecas escolares e comunidade leitora em geral.




A Biblioteca Comunitária Além das Fronteiras – Cabana recebeu a doação de dois livros da escritora: Eloí Elisabete Bocheco. Após a autora ler em nosso facebook sobre o funcionamento da nossa biblioteca no período da noite e o atendimento dos alunos da EJA pediu o nosso endereço e enviou pelo correio as obras:
Batata cozida, mingau de cará” (tradição oral) – livro para EJA e “Olha a Cocada!” que narra a história de três crianças com trajetórias de vida marcadas por grandes sofrimentos, perdas e adversidades.

Em nossa biblioteca temos da escritora os livros: “Contra feitiço, feitiço e meio” e “A chave que o vaga-lume alumiou”, ambos publicados pela Editora Paulinas.
Um pouco sobre Eloí Bocheco:
Natural de Campos Novos - Santa Catarina, professora formada em Letras pela Universidade de Passo Fundo RS, com pós-graduação em Metodologias de Leitura. Atuou, até a aposentadoria, como professora, em classe, e como responsável pela biblioteca escolar, tendo sempre a literatura como a grande aliada na criação da corrente de paixão pela leitura. Coordenou, durante dez anos, junto com a profa. Zenilde Durli, a pauta do Jornal de Literatura Infantil e Juvenil O BALAINHO - da Universidade do Oeste de SC- UNOESC. Atualmente a escritora mora em Bombinhas – Santa Catarina.
Maiores informações sobre a autora:
http://wwwsaladeferramentas.blogspot.com/

http://wwwprosaseversos.blogspot.com/
Esse mês de dezembro a biblioteca comunitária "Mundo do Saber" (Pólo "Sou de Minas, Uai"), recebeu a visita da contadora de estórias Beatriz Myrrha, dentro de uma programação em parceria com a SABIC (Associação de Amigos das Bibliotecas Comunitárias). Com o tema "Contos de Natal", a artista encantou crianças e educadores com seu jeito dinâmico de transportar os ouvintes para o mundo das histórias. Sua apresentação aliou figurino, bate papo com as crianças e música.


Na oportunidade as crianças puderam conhecer novas histórias, contar um pouco sobre a relação com a biblioteca e comentar sobre as mediações de leitura que acontecem no espaço. Beatriz Myrrha elogiou a participação dos pequenos leitores, o espaço da biblioteca e mostrou-se interessada em voltar para novas contações, e deixou um desafio aos participantes: pesquisar a história da Biblioteca "Mundo do Saber" para contá-la em uma nova oportunidade.

Ao final, atendendo a pedidos, Beatriz pediu licença ao espírito de Natal e contou uma história de terror para as crianças.

O Pólo de Leitura "Sou de Minas, Uai" indica hoje aos seus leitores o livro "A Bailarina Fantasma" (editora Biruta) da escritora Socorro Acioli. A Bailarina Fantasma é uma história que consegue aliar todos os ingredientes necessários para prender o leitor do começo ao fim. A trama se passa em Fortaleza, cidade natal da escritora, e seus acontecimentos tem como pano de fundo o belíssimo teatro "José de Alencar". 

 Anabela, a protagonista, se vê diante do fantasma da Bailarina e com a missão de ajudá-la em um mistério. A partir daí somos transportados no tempo e passamos a acompanhar a vida de vários personagens, com direito a muito suspense, uma linda história de amor, a magia da música e a um passeio pela própria história desse grande monumento nacional que é o teatro José de Alencar.

Além da narrativa envolvente e poética de Socorro Acioli, o livro apresenta um projeto gráfico interessante, e que se torna um mediador do processo de leitura ao apresentar ao leitor uma divisão em atos e imagens reais do teatro e seus corredores, palco e vitrais.

No vídeo abaixo, você poderá ouvir da própria autora, um depoimento sobre o livro e alguns pontos que serviram de inspiração para sua escrita.



"A Bailarina Fantasma" é um caso que faz parte do imaginário em Fortaleza. Muitas pessoas que possuem alguma ligação com o teatro afirmam ter visto a misteriosa bailarina . Confira na reportagem: 


Hoje é o último dia de inscrições para o 2º Seminário de Formação do Pólo de Leitura Ler & Ler (Betim). A temática desse ano estará voltada para "a leitura e a literatura nas políticas públicas de educação e cultura". Você pode confirmar sua participação pelo blog do Pólo Ler & Ler. Participe!!!



Agora teremos um dia dedicado à grande escritora Clarice Lispector: 10 de dezembro. Assim como Carlos Drummond de Andrade que tem sua obra homenageada, falada e analisada no Dia D (31 de outubro), agora chegou a vez de Clarice, em um movimento batizado como A Hora de Clarice. Nessa estréia do movimento os eventos irão se espalhar por sete cidades brasileiras. Estarão acontecendo por aí palestras, leituras, conferências, debates, enfim, atividades que exploram a obra e a vida dessa escritora que estaria fazendo 91 anos de idade hoje. A programação da Hora de Clarice estará em execução em locais tradicionais, assim como também em metrôs de cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Belém, Recife. 



No próximo sábado, dia 10 de dezembro acontecerá o lançamento do livro "Ops" da autora e ilustradora Marilda Castanha, na Quixote Livraria e Café.  O evento ainda contará com uma sessão de autógrafos.

Ops “abre”, em suas páginas, o encontro com o livro e sua matéria, ou seja, possibilita a proximidade com sua resignação. Um livro dentro do próprio livro e a reação causada pelas coincidências e trocas deliberadas.


"Ops" de Marilda Castanha, publicado pela Cosac Naify, é um livro para pequenos, de 0 a 3 anos. No vídeo, Caetano Kassai, o primeiro leitor de Ops.


No dia 29 de novembro os mediadores de leitura do Pólo "Sou de Minas, Uai" participaram da cerimônia de lançamento do projeto Biblioteca Sempre um Papo - Ler Convivendo. 

O objetivo é promover a inclusão e a transformação social por meio de ações de incentivo ao hábito da leitura. O “Biblioteca Sempre Um Papo – Ler Convivendo” é patrocinado pelo Hospital Mater Dei e o Banco Votorantim, viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte.

As bibliotecas beneficiadas por esse projeto irão receber doações de livros, capacitação e visita de escritores. 

Bibliotecas beneficiadas:

1 - Biblioteca Comunitária São José de Calasanz Endereço: Rua Edson Luiz de Miranda, 119 Bairro: Maria Goretti Telefone: (31) 3432-1080

2 - Biblioteca Comunitária Paulo Freire Endereço: Rua Cacimba de Areia, 201 Bairro: São Gabriel Telefone: (31) 3493-8719

3 - Biblioteca Comunitária Livro Aberto Endereço: Beco 1,nº 45 Bairro: Goiânia A Telefone: (31) 3486-3049 (integrante do Pólo de Leitura "Sou de Minas, Uai")

4 - Biblioteca Comunitária Tia Clô Endereço: Rua Alípio de Melo 774 Bairro: Jardim Montanhês Telefone: (31) 3464-5815 (integrante do Pólo de Leitura "Sou de Minas, Uai")
O evento contou com a participação dos contadores de história Aline Cântia e Chicó do Céu, que encantaram os participantes com sua performance que une a contação de estórias e a música. O escritor Affonso Romano de Sant'Anna ministrou uma palestra sobre "A Importância da leitura". Para tanto falou um pouco do contexto social e político do Brasil perante as políticas de leitura, sua trajetória na Biblioteca Nacional e como escritor.

Chicó do Céu e Aline Cântia
Affonso Romano de Sant'Anna e Afonso Borges
Affonso Romano de Sant'Anna e os mediadores de leitura do Pólo

No dia 28 de novembro, depois de uma reunião interna do Pólo de Leitura "Sou de Minas, Uai", realizada na Biblioteca "Além das Fronteiras" (Cabana), afim de traçarmos planos e decisões para as próximas atividades coletivas, partimos para a cidade de Betim, para participar de uma discussão sobre os caminhos das políticas públicas de incentivo à leitura e fomentação do plano municipal para Betim. Eventos desse tipo estão sendo de grande ajuda para entendermos de fato o que é uma incidência política, e os caminhos que devemos traçar para participar das ações de mesmo objetivo na cidade de Belo Horizonte. Outro motivo que nos aproxima de Betim é a existência do Pólo de Leitura "Ler & Ler", que assim como o "Sou de Minas, Uai" trabalha em prol da disseminação de leitura, participando do programa "Prazer em Ler" do Instituto C&A de Desenvolvimento Social. A fala do encontro ficou por conta de várias lideranças políticas e inclusive da sociedade civil. A Tânia Cristina de Moura Silva (coordenadora do Pólo "Ler & Ler") falou sobre o projeto de leitura e as bibliotecas comunitárias. O autor Márcio Vassalo, com seu bate papo sobre "Encantamento de Educandos e Educadores para o Prazer da Leitura" proporcionou um momento lúdico e de muita infomação. Já a Maria Antonieta da Cunha (UFMG e PUC-MG) trouxe uma fala rica e esclarecedora sobre a política envolvida nos Planos Nacional e Municipal do livro e da leitura.

Márcio Vassallo falando sobre literatura e encantamento
Márcio Vassallo com a equipe "Sou de Minas, Uai" e a Cleide do Pólo "Ler & Ler"

Mary e Daniela (Biblioteca Livro Aberto) com o escritor

A oficina de elaboração de livros ministrada pela autora e ilustradora Marilda Castanha, na Biblioteca "Mundo do Saber", demonstrou o quanto a criatividade é inata aos jovens e como um trabalho envolvente, lúdico e bem fundamentado pode trazer o incentivo primordial, para que isso seja demostrado pelos próprios. Com o auxílio da artista os participantes foram criando suas obras, decidindo qual história iriam contar, qual seria o título, se seria desenho, colagem, entre outras questões. Surgiram muitas perguntas, os meninos não exitaram em interagir com a Marilda e por fim surgiram produções que chamaram a atenção por sua criatividade.

Jonathan André mostrando seu livro
Hoje dividiremos com vocês o livro elaborado pelo Jonathan André, 14 anos. Ele utilizou de colagem e lápis de cor para criar nada menos que um livro de imagens. A estratégia foi muito inteligente e se analisarmos com olhos de educadores, percebe-se discussões muito profundas nas mensagens que podem ser levantadas e discutidas a partir da história contada pelo Jonathan. Ao fim o autor, assim como todos que o quiseram fazer, apresentaram seus livros para todos os participantes.

Confiram abaixo o livro: "O Desmatamento Transferido Para as Escolas"