Gibran Khalil Gibran

O Poeta do Amor
1883 – 1931

Ele escreveu coisas maravilhosas, e sua literatura e arte ímpares espalharam-se, 
traduzidas por mais de 30 países. 

Gibran Khalil Gibran nasceu em 6 de janeiro, em Bsharri, nas montanhas do Líbano em 1.883. Conhecido simplesmente como Khalil Gibran, foi um ensaísta, filósofo, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa, cujos escritos, eivados de profunda e simples beleza e espiritualidade, alcançaram a admiração do público de todo o mundo.
Em sua relativamente curta, (viveu apenas 48 anos), Khalil Gibran produziu obra literária acentuada e artisticamente marcada pelo misticismo oriental, que — por essa razão — alcançou popularidade em todo o mundo. 
Escrita em inglês e árabe, expressa as inclinações religiosas e mística do autor. 
Sua obra mais conhecida é o livro O Profeta, que foi originalmente publicado no idioma inglês e traduzido para inúmeros outros idiomas mundo afora. 
Outro livro de destaque é Asas Partidas, em que o autor fala de sua primeira história de amor.

Gibran Khalil Gibran faleceu em 10 de abril de 1931 (Nova Iorque, Estados Unidos da América), causa mortis dita ser cirrose e tuberculose.

Abaixo trecho da obra: O Profeta: Sobre o Amor.
Trilha de Marcus Viana, narração: Letícia Sabatela - Cd: Poemas Místicos do Oriente - 2003.

 


Os polos de leitura "Sou de Minas, Uai" e "Ler e Ler" estão na Bienal do Livro de Minas. Em nosso stand estão acontecendo diversas atividades: mediação de leitura, contação de histórias, cochicho poético, bate papo literário, visita de autores e a divulgação do projeto de leitura das bibliotecas comunitárias inseridas no programa "Prazer em Ler" do Instituto de C&A de Desenvolvimento Social.

Polos de Leitura de Minas: trabalho em união
A participação dos polos nessa grande festa literária está proporcionando momentos inesquecíveis. O contato com quem produz e dissemina a leitura demonstra o valor da causa e a possibilidade de somar forças na busca de formação de leitores. 

Visita da Emília foi um sucesso
Venha visitar os polos de leitura na Bienal do Livro de Minas. Estamos no stand G19 (Polos de Leitura de MG).

"Ler e Ler" e "Sou de Minas, Uai"


O Instituto C&A através do Programa Prazer em Ler realizou o Encontro Nacional dos Polos de Leitura em Salvador, de 29 de abril a 2 de maio.

Os polos de leitura do programa Prazer em Ler são formados por no mínimo quatro organizações sociais de uma mesma região, articuladas para a formulação de um projeto coletivo de fomento à leitura. Uma das instituições assume o papel de proponente, sendo ela a responsável por formar as demais organizações do polo no campo da promoção da leitura. Todas as instituições participantes recebem recursos do Instituto C&A para implementar projetos de leitura.
Homenagem a Bartolomeu Capos de Queiros
 Houve homenagem ao saudoso escritor Bartolomeu Campos Queiros, debates sobre incidência política,  enraizamento comunitário, mobilização de recursos, gestão das bibliotecas (catalogação do acervo), exposição de materiais dos polos, lual poético, café literário.

Mediação e dinâmica - Polo Sou de Minas, Uai!



Lual poético






Equipe Instituto C&A

Participantes do Encontro

Foi muito enriquecedor esses quatro dias, tivemos a oportunidade de ouvir um pouco da história de cada biblioteca e trocar experiências. Um aprendizado e momento de reflexão sobre o papel de cada biblioteca em sua cidade e principalmente o seu "enraizamento" na comunidade.