No dia 4 de julho a Biblioteca Comunitária Além das Fronteiras realizou um Sarau Poético com os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Esta ação se deu a partir do funcionamento da Biblioteca no período noturno e este ocorre na primeira e terceira quarta-feira de cada mês.
A professora Ângela de Língua Portuguesa após realizar empréstimos de livros de poesia em nossa biblioteca fez a leitura de poemas com seus alunos, daí então a ideia de organizar um Sarau Poético.
Foi montado na biblioteca um varal de poesias com autores como: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Manoel de Barros, Mário Quintana, Vinícius de Moraes entre outros.
Cada participante ia ao varal e selecionava a poesia, lia a mesma e depois a ofertava a alguém e assim sucessivamente.
A emoção tomou conta de uma senhora ao ler: Confidências de um itabirano, de Carlos Drummond de Andrade no trecho:
"Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede.
Mas como dói!"
as lágrimas rolaram pelo seu rosto e sensibilizou a todos os presentes.

Um jovem rapaz ao ler: Mulheres, Manuel Bandeira no verso que segue:
"Como deve ser bom gostar de uma feia!
O meu amor porém não tem bondade alguma.
É fraco! Fraco!"
causou risos em todos...
Foi entregue ao final uma lembrança com bala de hortelã:
SARAU POÉTICO - 04/07/12
"O bom seria se uma pessoa lesse um miniconto, um poema, um texto, e fechasse o livro sentindo-se plena, alimentada. E que esse sentimento perdure. Eu quero ser bala de hortelã para o resto do dia na boca daquela pessoa".
Marina Colasanti

Foi um momento muito gratificante para todos os envolvidos, podemos apreciar poesia e sentir vários sentimentos nesta noite inesquecível!

Os Polos de Leitura do "Programa Prazer em Ler" do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, estiveram presentes no décimo ano da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Foi uma oportunidade de interação com os diversos estados que integram essa grande rede de mobilização em prol do livro, da leitura e das bibliotecas comunitárias. 

Polos de Leitura do Programa Prazer em Ler
 Esse ano o evento homenageou o poeta Carlos Drummond de Andrade. A programação oficial estava repleta das mais diversas manifestações artísticas baseadas na obra do escritor. Bartolomeu Campos de Queirós também foi lembrado e celebrado com lindas homenagens de amigos, escritores e leitores.

Nilma Lacerda, Márcio Vassalo e Silvia Castrillón falam sobre a importãncia da leitura e o Movimento por um Brasil Literário

O grupo teve a oportunidade de participar de uma programação rica e diversificada, com direito a show do Lenine, oficinas de ilustração com Janaína Takitaka e Graça Lima. Ouvir Silvia Castrillón falando sobre Politicas Públicas do Livro e da Leitura e A Leitura no Espaço Público na Tenda dos autores. Participar de eventos do Movimento por um Brasil Literário. Um gostoso bate papo entre Luís Fernando Veríssimo e Ângela Lago. Coquetéis de lançamentos de livros. Ciranda de autores. Mesa de Políticas Públicas do Livro e Leitura, entre outras atividades.

Oficina de ilustração com Janaína Takitaka

Oficina de ilustração com Graça Lima

Veríssimo, Volnei e Ângela Lago na Flipinha
 
Participação de adolescentes mediadores de leitura do polo Literasampa
Márcia Cavalcante e Cláudia Santa Rosa sobre Politicas Públicas do Livro e da Leitura


Integrantes dos Polos realizando mediações de leitura  nas praças de Paraty