O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 
Art. 1o  As instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do País contarão com bibliotecas, nos termos desta Lei. 
Art. 2o  Para os fins desta Lei, considera-se biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura.  
Parágrafo único.  Será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares. 
Art. 3o  Os sistemas de ensino do País deverão desenvolver esforços progressivos para que a universalização das bibliotecas escolares, nos termos previstos nesta Lei, seja efetivada num prazo máximo de dez anos, respeitada a profissão de Bibliotecário, disciplinada pelas Leis nos 4.084, de 30 de junho de 1962, e 9.674, de 25 de junho de 1998
Art. 4o  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 

Brasília,  24  de maio de 2010; 189o da Independência e 122o da República. 
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad
Carlos Lupi

Nessa quarta feira participamos de mais um encontro do curso de mediadores de leitura ministrado pela Aline Cântia e o Chicó do Céu no Espaço Cento e Quatro. Uma ação da SABIC (Associação de Amigos das Bibliotecas Comunitárias).

Esse curso está dividido em módulos e especificamente nesse encontro discutimos sobre a questão da memória e da história oral. A oficina iniciou com a leitura do livro "Guilherme Augusto Araújo Fernandes", escrito por Mem Fox e ilustrado por Julie Vivas. Essa leitura deu pano de fundo para o bate papo que viria a seguir: a importância do registro das histórias, a entrevista, alguns pontos sobre o papel e a postura do entrevistador, dicas para o registro da entrevista, construção do roteiro e muitas sugestões de atividades.

No fim da tarde participamos de uma dinâmica onde duplas se entrevistaram e tiveram a oportunidade de praticar alguns pontos apresentados, além de conhecer melhor os parceiros de oficina.


Terça foi dia de mutirão na biblioteca "Livro Aberto". Essa atividade é sempre muito enriquecedora e através do bate papo e do manejo do acervo, vamos elaborando hipóteses e analisando o perfil dos leitores de cada bairro onde o projeto está inserido, assim como a maneira que cada biblioteca vai criando sua identidade. Se você curte literatura juvenil e mora lá pelas bandas do bairro Goiânia, vale a pena dar um pulo na "Livro Aberto" e conhecer a mediadora Daniela Praça.



Segunda, dia 20 de agosto, os mediadores de leitura do polo "Sou de Minas, Uai" se encontraram para realização de mais um mutirão. Essa atividade tem o objetivo de otimizar o funcionamento das bibliotecas comunitárias do projeto no que diz respeito à classificação, catalogação, bibliotecas de cores, e o que mais for a demanda da biblioteca. São momentos onde podemos colaborar com as ações de um outro espaço de leitura, conhecer melhor o acervo, exercitar a apropriação da parte técnica, fazer valer e perceber a importância de se trabalhar em rede. O resultado pode ser conferido no produto final de cada encontro.






O nosso blog completará agora, em setembro, dois anos de vida. Ano passado comemoramos o primeiro aniversário com o sorteio via twitter do lindo box "Alice no país das maravilhas". Para o segundo aniversário planejamos uma dupla surpresa e duas pessoas irão ganhar presentes. 

Em comemoração aos 100 anos de Jorge Amado sortearemos caixa especial com três contos de Jorge Amado ricamente ilustrados e comentados por um time de peso. 

Você poderá ganhar também o livro "Minha Guerra Alheia" da Marina Colasanti. Livro onde a escritora relata algumas passagens de sua vida, tendo como pano de fundo a guerra e sua trajetória de passageira sempre em trânsito.


Para participar é simples: Você só precisa curtir a nossa fã page e divulgar a imagem da promoção veiculada na fã page do polo de leitura em seu perfil do facebook. Pronto, já estará concorrendo a uma dessas duas obras da literatura brasileira.

Data do sorteio: 10 de setembro de 2012, ás 14:00.

Avisaremos o ganhador por mensagem inbox no facebook, devendo o mesmo retornar o contato em até 3 dias corridos.

O prazo de envio é de até 30 dias e o custo de postagem é por conta do Polo "Sou de Minas, Uai!"


A livraria Paulinas de Belo Horizonte está oferecendo cursos, oficinas e palestras, com uma programação recheada. As áreas são diversas e muitas contemplam o universo literário. Algumas são pagas e outras são gratuitas, vale a pena dar uma olhada. 

Deixamos aqui a indicação do curso Literatura Infantil - A arte do encontro com a palavra.

Assessora: Heloísa Helena Davino Alves, pedagoga e especialista em Literatura Infantil.
Módulo I: A palavra produzindo sentidos e expandindo territórios (25 de agosto - sábado)

Módulo II: Poesia - a palavra que não se esgota (29 de setembro - sábado)

Módulo III: Olhos de ver, olhos de ler ... imagens (20 de outubro - sábado)

Público Alvo: professores, pedagogos, estudantes e interessados

Horário: das 8:30 às 12h

Taxa: R$ 60,00 (os três módulos) ou R$ 25,00 (cada módulo) 

Vagas Limitadas

Inscrições abertas - Reserve já sua vaga!
Informações: (31) 3269-3737
sab@paulinas.com.br


Em reunião na Biblioteca Comunitária Além das Fronteiras, uma das integrantes do polo "Sou de Minas, Uai", os integrantes do grupo fizeram um mapeamento do plano de ação do projeto de leitura. O objetivo era o de analisar o que já foi feito e potencializar o que ainda deve ser realizado. Foi um dia produtivo e uma oportunidade de repensar a prática.


Em visita recente ao Rio de Janeiro, o articulador do polo de leitura "Sou de Minas, Uai" aproveitou para conhecer a Biblioteca Nacional. 


A Biblioteca, que tem por nome oficial institucional Fundação Biblioteca Nacional é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental brasileiro. É a sétima maior biblioteca nacional do mundo. 

O encantamento já começa pela arquitetura do prédio. Dentro podem ser vistas algumas exposições interessantes com livros entre três a quatro mil anos de idade. 

Através do site da Biblioteca é possível fazer uma visita virtual e conhecer mais sobre esse importante meio de preservação da memória do nosso país.

Rafael Mussolini, articulador do polo "Sou de Minas, Uai"