A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (Rua Carangola 288 - Santo Antônio - tel. 3277-8658) recebe, na próxima terça-feira, 06/11, às 17:30h, a terceira edição do projeto ENCONTRO COM O AUTOR. Dessa vez, o convidado é o Otávio Jr., "O livreiro do Alemão", que falará sobre sua experiência com projetos para a formação de leitores e implantação de bibliotecas comunitárias no Comp
lexo do Alemão e na Penha, no Rio de Janeiro. Essa será uma oportunidade muito interessante para discutirmos a ação da sociedade civil pela democratização do acesso à leitura. Para quem não sabe, Belo Horizonte tem uma sólida atuação nessa área. As inscrições devem ser feitas em encontrocomoautor.blogspot.com e os primeiros inscritos ganham o livro O LIVREIRO DO ALEMÃO.



O Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai" está oferecendo oficinas para crianças, adolescentes e adultos. A coordenadora do nosso polo Kenya Jeanne, que possui formação em música, ministrou a oficina de Musicalização para educadoras infantis da APSA Filantropia Associação Pão de Santo Antônio, rede que administra as creches Maria Carlota, Centro Infantil Dona Luzia Cedro e Centro Infantil Bonequinho Doce.


A oficina de Musicalização foi recheada de bate papo, dicas de atividades para a sala de aula, indicações de leituras complementares, livros, dinâmicas de grupo e possibilidades de instrumentos criados manualmente.




Interessados em contratar oficinas nas área de Musicalização e Mediação de Leitura, entrem em contato com a gente!

polosoudeminasuai@gmail.com 


Instituído pela Lei nº 5.191, de 13 de dezembro de 1966, o dia 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro por ser a data oficial da fundação da Biblioteca Nacional.
Inicialmente chamada Real Biblioteca no Brasil, ela começou com um acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc. trazidos de Portugal com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808.
 
A Biblioteca Nacional, também chamada de Biblioteca Nacional do Brasil, cujo nome oficial institucional é Fundação Biblioteca Nacional, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, é a maior biblioteca da América Latina.
Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de oito milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal.
Maiores informações no site: www.bn.br
 

 



O Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai" realizou uma Passeata Literária no bairro Goiânia, onde está situada a biblioteca comunitária "Livro Aberto" que é integrante da nossa rede leitora. Esse evento aconteceu em comemoração a Semana da Leitura no dia 18 de outubro e mobilizou crianças, adolescentes, educadores e moradores da comunidade.


Recebemos a visita da Emília do Sítio do Picapau Amarelo e outros personagens da literatura como a Bonequinha Preta, o Menino Maluquinho, um dos três porquinhos e demais personagens que compõem o imaginário das crianças.



O som dos tambores, os cartazes convidando à leitura e as crianças fantasiadas percorreram várias ruas e becos do bairro Goiânia.

 



O Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai" promoveu um debate na Câmara Municipal de Belo Horizonte, no dia 21 de setembro, com o tema: Rumo à Política Pública do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Contamos com a participação da Cida Fernandez (Centro de Cultura Luiz Freire) como mediadora da mesa, da Fabíola Farias (Fundação Municipal de Cultura), do vereador Heleno, do candidato a vereador Lúcio Bocão, além da representatividade de pessoas que atuam em projetos em prol da leitura na cidade de Belo Horizonte e região metropolitana. 


No evento discutimos sobre o Plano Nacional  do Livro e da Leitura (PNLL), o Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL), o cenário da cidade de Belo Horizonte em relação à leitura e sua atuação em incidência política na promoção do acesso.



Fabíola Farias (Fundação Municipal de Cultura) e o Vereador Heleno

Em plenária o vereador Heleno mostrou-se interessado na proposta de incidência em políticas públicas do livro, leitura, literatura e biblioteca e assumiu o compromisso de viabilizar uma audiência pública, para que consigamos pautar a temática como assuntos de discussão na Câmara Municipal, em parceria com a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo.