No dia 21 de dezembro a Biblioteca Comunitária Além das Fronteiras realizou a doação de livros e um cantinho de leitura a leitora Claudinéia Ventura, 11 anos.
Claudinéia é frequentadora assídua da biblioteca e campeã em número de empréstimos.
Com seu jeito meigo e tímido esta nossa pequena e grande leitora nos encanta.
Ela recebeu uma carta com a doação e uma estante com  43 livros de literatura.

O primeiro livro escolhido para a leiturado foi Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque.
Temos a certeza que este cantinho de leitura foi uma atitude que dará a Claudinéia a oportunidade de apreciar a literatura e a viajar cada vez mais pelo mundo dos livros.
" Por um Brasil mais Leitor!". Pequenos gestos, grandes mudanças...
Estante com os livros




Lei da Biblioteca Escolar - Lei 12244/10 | Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010

As instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do País contarão com bibliotecas, nos termos desta Lei
Após a audiência pública sobre livro, leitura, literatura e biblioteca, realizada no último dia 28 na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte um grupo com boa representatividade das cadeias envolvidas com a leitura e a promoção do acesso reuniu-se na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil  para discutir propostas para a formação do grupo de trabalho para elaboração do Plano Municipal de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.
 
 
Um novo encontro foi agendado para o dia 19 de fevereiro e em breve iniciaremos o processo de divulgação da reunião.
Após debate realizado pelo Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai" na Câmara Municipal de Belo Horizonte, no dia 21 de setembro com candidatos a vereadores, conseguimos viabilizar uma Audiência Pública, com o apoio do vereador Heleno que faz parte da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Desporto, Lazer e Turismo . O debate assim como a Audiência teve foco no Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL) que é uma política que prevê diretrizes orçamentárias para o livro, leitura e biblioteca.

A casa estava lotada e com representatividade de setores que direta ou indiretamente trabalham com a leitura: Legislativo, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Municipal de Cultura, Instituto C&A de Desenvolvimento Social, Centro de Cultura Luiz Freire (Recife), Câmara Mineira do Livro e sociedade civil.


Para o vereador Heleno, a taxa de execução orçamentária na área de promoção da leitura tem sido baixa. Segundo ele, é necessário que haja mais do que planejamento e recursos financeiros para que as propostas tenham efeito: a concretização das ações é indispensável para a formação de leitores.


 Como conquista dessa Audiência tivemos o agendamento de uma reunião que será realizada pela Fundação Municipal de Cultura para viabilizar a constituição de grupos de trabalho a fim de dar início à escrita do Plano Municipal do Livro e da Leitura. O encontro acontecerá no dia 7/12, às 9h, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, que fica na Rua Carangola 288, Santo Antônio. Por decisão do público presente a reunião será aberta a todos que tiverem interesse na discussão.