Nos dia 03 a 07 de julho 2013 aconteceu a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). Esse ano o homenageado foi o escritor Graciliano Ramos, cuja obra é atravessada pelo sentimento de dever e pelo desejo de transformação social. Os polos de leitura do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A de Desenvolvimento Social) marcaram presença no evento, com um representante de cada região onde o projeto é desenvolvido.
Os objetivos do Instituto C&A ao trazer um/a representante de cada polo para participar da FLIP foram
- Ampliar a visão dos polos acerca da produção literária e sobre temas correlatos.
- Estimular a compreensão acerca das possibilidades de atuação de bibliotecas comunitárias em Mediação, Acervo, Espaço e Incidência em Políticas Públicas.
- Estimular a articulação entre os polos participantes do Programa Prazer em Ler, para uma atuação coletiva no Brasil em prol da leitura literária como direito e de valorização das bibliotecas comunitárias.
Os representantes dos polos participaram de várias atividades durante o evento: Oficina de ilustração com André Neves, mesas de debates sobre políticas públicas, Movimento por um Brasil literário, conheceram o projeto Mar de Leitores (através de um passeio maravilhoso de barco), Maratona de Contos ,Sarau, Encontro Poético, além de estarem presentes nas programações Flipinha, Flipizona.
Durante os dias 27 e 28 de junho o Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai" recebeu a visita da Neide Almeida, assessora do Instituto C&A de Desenvolvimento Social. A pauta de reunião visava discutir questões relacionadas à incidência em políticas públicas do livro e da leitura e comunicação.
O acompanhamento pedagógico do Instituto C&A é o diferencial do Programa Prazer em Ler. É muito rico poder dialogar com o parceiro sobre as conquistas e desafios do projeto de leitura e pensar em estratégias eficazes de ação.
O encontro foi recheado de discussões, novas ideias, mediações de leitura e troca de livros.