No dia 10 de junho, no auditório da Fundação Municipal de Cultura (Rua da Bahia 888 / 2º andar), o secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, José Castilho Marques Neto, foi um dos convidados da primeira reunião pública em torno do Plano Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas de Belo Horizonte. Data em que também se completou 1 ano da realização do 8º Seminário Beagalê, onde foram escolhidos por seus pares, os representantes da sociedade civil que compõe o grupo executivo que trabalhará na elaboração do Plano Municipal.


Nessa reunião tivemos uma contextualização da caminhada de BH rumo às políticas públicas do livro e da leitura, apresentação dos membros do grupo executivo (sociedade civil e poder público), e uma fala do Castilho sobre o PNLL com debate. O próximo passo será chamamento da Fundação Municipal de Cultura para início dos trabalhos (escrita propriamente dita).



Castilho também participou da campanha realizada pelo Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai": Eu APOIO o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Belo Horizonte.
No dia 09 de maio foi publicada no DOM (Diário Oficial do Município) a portaria nº 033/2014 que institui o Grupo Executivo que trabalhará na elaboração da minuta do Plano Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas de Belo Horizonte. Os representantes do poder público foram indicados por seus dirigentes institucionais e os da sociedade civil foram eleitos por seus pares em reunião pública realizada no dia 12 de junho de 2013, no âmbito do 8º Seminário Beagalê: políticas públicas para leitura, literatura, livro e bibliotecas. 

O Polo de Leitura "Sou de Minas Uai" realiza a Campanha "Eu APOIO o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Belo Horizonte" desde dezembro de 2013. Nosso município se encontra em um momento singular na luta por políticas públicas do livro e leitura e a sociedade civil vem desempenhando um papel importante nessa caminhada.

Essa semana a nossa campanha ganhou ainda mais força com a participação do Polo Redes de Leitura - Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre. São nossos companheiros de luta e de Programa Prazer em Ler (Instituto C&A).


A Ong Cirandar apoia a criação do PMLLLB de Belo Horizonte (MG)!
O Polo Sou de Minas, Uai lançou uma campanha em prol do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de BH e nós não podíamos ficar de fora.
Porto Alegre foi a primeira capital a contar com uma política pública em âmbito municipal capaz de balizar nossa luta por uma cidade mais leitora. A participação da Ong Cirandar e da Redes de Leitura - Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre foi crucial e ajudou a chamar atenção para a importância da democratização do acesso ao livro e à leitura.
Estamos juntos!

PARTICIPE TAMBÉM DA NOSSA CAMPANHA

No dia 10 de junho, próxima terça-feira, às 14:30h, no auditório da Fundação Municipal de Cultura (Rua da Bahia 888 / 2º andar), receberemos o secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, José Castilho Marques Neto, para uma reunião pública em torno do Plano Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas de Belo Horizonte. 
 
 
O Conselho Regional de Biblioteconomia e o Espaço 104 realizaram no sábado, dia 31 de maio, o 1° Encontro de Voluntários de Bibliotecas Comunitárias “que teve o intuito de promover a troca de informações entre as iniciativas em andamento e a estruturação de uma rede colaborativa para auxiliar estes projetos.” Participaram da reunião diversos agentes culturais de Belo Horizonte e de algumas cidades da Região Metropolitana.

O grupo participando de ação da Campanha Eu APOIO o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Belo Horizonte.