Sabe aquele disco de vinil todo arranhado ou esquecido num canto da sua casa? Que tal doar para a Borrachalioteca de Sabará? O Marcos Túlio, responsável pela biblioteca encontrou uma maneira diferente, divertida e esteticamente intrigante de organizar os livros da Borrachalioteca. Na falta de bibliocantos suficientes para o volume de livros do espaço, começou a utilizar os discos como alternativa. O resultado vocês podem conferir nas fotos abaixo e visitando a Borrachalioteca.




Para doar discos de vinil para a Borrachalioteca é só entrar em contato através da página do facebook:
 ou pelo email: borrachalioteca@gmail.com

O Telecentro e a Biblioteca Comunitária Livro Aberto estão desenvolvendo o projeto Cine Aberto, associando tecnologia com literatura. Pensando nisso, em dezembro acontecerão sessões de cinema na biblioteca. Livro, filme, pipoca e refrigerante! 

Garotada de férias e biblioteca aberta oferecendo empréstimos, mediações de leitura, sessões cinema, acesso à internet!

O Rodrigo, mediador de leitura da Biblioteca Comunitária Além das Fronteiras (Polo de Leitura Sou de Minas, Uai), consciente da importância da divulgação da biblioteca na comunidade, acabou encontrando uma alternativa inteligente, eficaz e barata. Aquelas placas e cavaletes utilizados na recente campanha política pelos candidatos foram reutilizados e transformados em ofertas de leitura. 



"Confiar no Texto, Habitar os Livros: boas práticas de leitura em bibliotecas comunitárias" é um livro escrito pelo Reni Adriano para o Instituto Ecofuturo. 

Download gratuito aqui: http://migre.me/mZ8dK

Lançado digitalmente e disponibilizada para download gratuito na última segunda-feira (17), espera-se que um maior número de pessoas possam ter acesso às reflexões promovidas por Reni acerca de iniciativas e práticas de leitura. No dia 26, o Ecofuturo promoverá um hangout com o autor e pessoas interessadas no trabalho às 15h. “O foco será em práticas para o planejamento de atividades de leitura em bibliotecas em 2015. Os participantes não precisam ter webcam. Vamos transmitir ao vivo e as pessoas poderão mandar perguntas por escrito durante a transmissão”, disse Reni.




Os mediadores de leitura do Polo "Sou de Minas, Uai" estiveram presentes na Bienal do Livro de Minas que termina neste fim de semana. A Bienal que começou no dia 14 de novembro é um dos eventos literários mais importantes do Estado, onde o público tem a oportunidade de ter contato com uma enorme variedade de livros, com autores, ilustradores e uma gama de atrações em uma programação intensa. 


Com Sandra Bittencourt
A Biblioteca Comunitária Livro Aberto, integrante do Polo de Leitura Sou de Minas Uai entrou no clima do Dia da Consciência Negra. Toda a ambientação do espaço está sendo dedicada a data focando em cores, mensagens de conscientização e curiosidades. 


Destaque especial para a sessão de histórias e contos com temática negra e africana que compõe o acervo da biblioteca. As mediações de leitura ganharam um toque especial que também estimula o aumento de empréstimos. 



Uma história antes de dormir para pegar no sono. Mas no meio da noite: "Pai! Tem um monstro na minha cama!". Afinal, quando começa o sonho e quando despertamos? Brincando com o ponto de vista do narrador, Philippe Corentin mostra neste livro que o outro talvez não seja tão diferente assim. Papai! adentra o imaginário infantil para incitar as crianças a rirem dos próprios medos. E qual é a criança que não sente medo da noite, do escuro e de pesadelos? Uma prova de que é possível lidar com os temores infantis com leveza e bom-humor. Para ler antes de dormir.

"Papai" de Philippe Corentin (Cosac Naify)

A discussão sobre a formulação de políticas públicas para o fortalecimento da ação bibliotecária no Brasil pautou o bate papo entre Christine Fontelles (Instituto Ecofuturo) e Reni Adriano (escritor e mediador de leitura) na Academia Mineira de Letras, com mediação de Rafael Mussolini do Polo de Leitura "Sou de Minas Uai". 


Essa mesa do Movimento Por Um Brasil Literário faz parte da programação do Circuito Literário Praça da Liberdade.

O Circuito Cultural Praça da Liberdade realiza, entre os dias 12 e 16 de novembro, o Circuito Literário Praça da Liberdade. Com o mote “Uma pausa para você e as palavras”, o evento propõe uma pausa para a leitura, em meio à agitação do dia a dia, e transforma a Praça da Liberdade em uma cidade das palavras. A programação inclui atividades nos turnos manhã, tarde e noite e segue distribuída em Programação geral, Oficinas, Ações e exposições permanentes, e Educativo e programação Infantil. Todas as atividades são gratuitas e para todas as idades e devem ocupar a Praça da Liberdade e os espaços que integram o Circuito.

Entenda mais sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), que define onde serão alocados os investimentos públicos do seu bairro e da sua cidade no próximo ano.Quem explica melhor como funciona o processo é o professor e pesquisador Fernando Burgos, da Fundação Getúlio Vargas.


Prêmio VIVALEITURA 2014 tem inscrições abertas até 21 de novembro

Para estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências de promoção da leitura, os Ministérios da Cultura e da Educação e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) retomam neste ano o Prêmio VIVALEITURA. A edição 2014 premiará com R$ 25 mil os trabalhos na área de leitura desenvolvidos dentro de quatro categorias: "Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias”; “Escolas Públicas e Privadas”; “Promotor de Leitura (pessoa física)” e “ONGs, Universidades/Faculdades e Instituições Sociais”.