Na quarta feira, dia 28 de janeiro a Biblioteca Comunitária Livro Aberto (integrante do Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai) promoveu a oficina "A Importância da Literatura e Biblioteca para Educação Infantil". 


A oficina teve como público alvo o grupo de professoras que atuam na educação infantil da Associação Comunitária da Vila Presidente Vargas (VIVA), instituição que abriga a Biblioteca Comunitária Livro Aberto. 


A oficina foi ministrada pela Rejane Valéria que é a bibliotecária do Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai". 



Os integrantes do Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai" passaram um dia inteiro conhecendo e analisando as novidades do mercado editorial para renovação do acervo das bibliotecas comunitárias. Prezamos pelo contato com o livro antes de realizar a compra e levamos sempre em consideração a opinião dos leitores e a vivências dos mediadores de leitura dentro da biblioteca. 



Esse é o primeiro vídeo de uma série que propõe uma intervenção poética via internet para difundir a poesia, a literatura e a Borrachalioteca. Cada vídeo apresentará um dos integrantes do grupo os Arautos da Poesia que recitará um poema a cada semana. Com vocês, Cecília !!!

A Biblioteca Comunitária Livro Aberto (integrante Polo de Leitura Sou de Minas Uai) iniciou a campanha: LIVRO BOM É LIVRO ABERTO. O objetivo principal dessa iniciativa é divulgar a biblioteca na comunidade do bairro Goiânia e região e conquistar novos leitores.


As peças de divulgação da biblioteca irão percorrer as ruas e becos do bairro, assim como escolas, postos de saúde, estabelecimentos comerciais e demais espaços em potencial levantando a bandeira "Livro bom é livro aberto", que ao mesmo tempo que brinca com o nome da biblioteca comunitária se propõe a possibilitar uma reflexão sobre a importância do acesso ao livro e a leitura para a formação de um leitor autônomo. 

Ilustração e designer: Santiago Régis

Segundo romance de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling.
 
Quando do desaparecimento do romancista Owen Quine, sua esposa procura o detetive particular Cormoran Strike. Inicialmente, ela pensa apenas que o marido se afastou por alguns dias — como fez antes — e quer que Strike o encontre e o leve para casa.

Mas, à medida que investiga, fica claro para Strike que há mais no sumiço de Quine do que percebe a esposa. O romancista acabara de concluir um livro retratando maldosamente quase todos que conhece. Se o romance fosse publicado, a vida deles estaria arruinada — assim, muita gente pode querer silenciá-lo.

E quando Quine é encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias estranhas, torna-se uma corrida contra o tempo entender a motivação de um assassino impiedoso, um assassino diferente de qualquer outro que Strike tenha encontrado na vida…

Período de férias é também época de mutirão. Com o apoio da Rejane Santos, bibliotecária do Polo de Leitura "Sou de Minas Uai" conseguimos avançar muito com a sinalização, catalogação e automação do acervo das bibliotecas do Polo. 


A meta é de que a Biblioteca Comunitária Livro Aberto seja o próximo espaço de leitura a alcançar a meta de 100% do acervo catalogado e sinalizado em cores. 



Para tanto estamos contando com o apoio de amigos, comunidade e parceiros do projeto. O corpo de funcionários da Associação Comunitária da Vila Presidente Vargas , instituição que abriga a Biblioteca Comunitária Livro Aberto está somando forças com a biblioteca e ajudando no tratamento dos livros que estão sendo automatizados.
Parte do grupo que representa a sociedade civil e o eixo de democratização do acesso e mediação de leitura no grupo executivo que vem trabalhando na elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Belo Horizonte se reuniu na Biblioteca Comunitária Leitura ao Pé da Serra.


Discutimos sobre pontos importantes que acreditamos que devam ser contemplados na minuta do plano municipal e que vão de encontro a uma política que assegura o acesso ao livro e a leitura. 




Ano novo e com boas notícias. Após muito aprendizado, dedicação, apoio de amigos, parceiros e assessoria de uma profissional de biblioteconomia, conseguimos cumprir a meta de 100% do acervo classificado e catalogado na Borrachalioteca de Sabará (integrante Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai). O resultado já pode ser visto e sentido no dia a dia da biblioteca - organização e praticidade deram um salto de qualidade na lida do mediador de leitura e no atendimento da comunidade nos momentos de empréstimos e devoluções de livros e na localização de títulos.Todo o acervo já pode ser consultado através do programa de automação PHL. A equipe Sou de Minas Uai está radiante pela conquista da Borrachalioteca que é um espaço de leitura com uma caminhada cheia de luta e muita poesia.


Todo o acervo de literatura infantil e juvenil recebeu sinalização de cores a fim de se tornar uma estratégia de aproximação e apropriação dos gêneros literários, assim como garantir a autonomia do mediador de leitura e da comunidade dentro da biblioteca.