A sessão "Indicação de Leitura" do nosso blog dá segmento à proposta de receber convidados mais que especiais. Mediadores de leitura, gestores e leitores de outros Polos de Leitura do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A) dividindo conosco seus livros favoritos e que gostariam de indicar a outras pessoas.

Hoje a indicação é do grande Rafa Andrade, mediador de leitura da Biblioteca Popular do Coque, integrante do Polo Releitura (Recife - Pernambuco).


Raquel é uma menina que pertence a uma família que não a compreende e, com isso, ela desenvolve três vontades: uma é a vontade de deixar de ser criança, a outra é a vontade de ser um garoto e a terceira é a vontade de ser escritora. A primeira, por achar que criança não é compreendida. A segunda, que nesse modelo de sociedade em que vivemos é mais fácil ser garoto. A terceira, vem da vontade enorme de escrever e colocar tudo o que não consegue fazer em realidade num papel. Como a personagem fala: "nem sei qual das três me enrola mais". Esta obra de Lygia Bojunga é uma das mais lindas e complexas que já li dela e voltado para o público infantil e juvenil. Lygia sabe como nunca abordar temas tabus e misturá-los com o mundo fantástico. A Bolsa Amarela é uma das personagens principais da narrativa, pois através dela que se dá essa irrupção entre o que é real e o que é fantástico, tomando um duplo papel na narrativa, como personagem e como espaço. Essa é minha dica de leitura e espero que gostem, tal como eu gosto da literatura de Bojunga.

Rafa Andrade

Livro: A Bolsa Amarela de Lygia Bojunga (Editora Casa Lygia Bojunga). 

"Nada na Manga" é o livro do mês de março no site Marina Manda Lembranças e estão sorteando um exemplar dessa publicação que foi lançada em 1973 para os seguidores do MML no facebook

Para concorrer é só curtir a página do site no facebook e compartilhar a imagem da promoção em seu perfil.

Resultado da promoção dia 10 de abril!

www.marinacolasanti.com
A sessão "Indicação de Leitura" do nosso blog segue com sua proposta de  receber convidados mais que especiais. Mediadores de leitura, gestores e leitores de outros Polos de Leitura do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A) dividindo conosco seus livros favoritos mais recentes e que gostariam de indicar a outras pessoas.

Hoje a indicação é da querida Andreia Pereira, mediadora de leitura e auxiliar administrativa do Polo Tecendo Uma Rede de Leitura (Duque de Caxias - Rio de Janeiro). 



Ao ler o livro "Sob a Pele", conhecemos Isserley, uma mulher de um metro e meio de altura, com braços ossudos e magros, com suas mãos ásperas, estreitas e cheia de cicatrizes.
A cada página acompanhamos sua constante caçada por homens pelas rodovias da Escócia, e ao contrário do que se pensa, Isserley não executa uma tarefa fácil, muito menos prazerosa: é o seu trabalho e ela detesta, assim como detesta a si mesma e sente vergonha do que faz, vergonha do seu próprio corpo, que foi deformado para cumprir sua dolorosa tarefa. Ao aceitar esse emprego devido ao desespero, ela não imaginava que teria que lidar com aflições e frustrações, nem que seria transformada em uma aberração que não é nem humana e que em nenhuma hipótese representa sua RAÇA ORIGINAL.
Vamos à todos os lugares onde ela vai, e assim somos envolvidos por seus pensamentos, medos, segredos, por seus maiores temores, e por fim, acabamos sofrendo junto com ela e tomando sua dor como se fosse nossa.

Andreia Pereira


Livro: SOB A PELE de Michel Faber (Editora Record).

Neste sábado, dia 21 de março de 2015, o grupo Arautos da Poesia - Borrachalioteca fará uma intervenção no Setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. "Abrindo portas de sonhos, lembranças e fantasias" - Todos convidados! Entrada gratuita!
A sessão "Indicação de Leitura" do nosso blog irá receber convidados mais que especiais. Mediadores de leitura, gestores e leitores de outros Polos de Leitura do Programa Prazer em Ler (Instituto C&Ä) irão dividir conosco seus livros favoritos mais recentes e que gostariam de indicar a outras pessoas.

Hoje a indicação é do amigo Bruno Souza, mediador de leitura da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura (Parelheiros - SP) integrante do Polo de Leitura LiteraSampa


Em um período que a discussão da educação está em pauta, e alguns estudantes e jovens não gostam de discutir o tema, uma jovem paquistanesa Malala Yousafzai que embora sofresse por vários preconceitos e desigualdades, lutou pelo direito à educação que lhe custou sofrer um atentado terrorista contra sua vida pelo talibã. Este é o livro que indico para a leitura, pra aqueles que questionam o poder da juventude e da educação, "um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo". 
Bruno Souza



EU SOU MALALA - A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã (Companhia das Letras)
Malala Yousafzai e Christina Lamb

Durante todo o Encontro Nacional de Polos de Leitura promovido pelo Programa Prazer em Ler (Instituto C&A) em Salvador tivemos a poesia como companheira. Um dos pontos altos do evento foi o bate papo com os escritores marginais Rodrigo Ciríaco e Sérgio Vaz com mediação do Beto Silva. 


Além desse momento de conversa com os poetas que foi permeado por leituras, declamações e relatos de vida tivemos o "Sarau Literário: Literatura das Quebradas". Toda essa programação suscitou o debate e ajudou a ampliar o olhar de todos nós sobre a literatura da periferia, ou seja, escritores da comunidade e ações de incentivo à leitura nascidos no centro das periferias. 

No programa que iremos dividir com vocês agora é possível perceber a efervescência desse segmento e sua importância na vida das pessoas e das comunidades. 

Nesta edição do ABCD em Revista com o tema "Literatura na periferia: as vozes das quebradas" entrevistaremos escritores, conheceremos suas inspirações e histórias de vida fundamentais para compor seus enredos. O que produzem é literatura periférica? Ou marginal? Ou os rótulos empobrecem as suas histórias? Como a periferia inspira e é objeto de suas reflexões?


O Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai" participou de 09 a 13 de março de mais um Encontro Nacional de Polos de Leitura do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A). O evento aconteceu na cidade de Salvador - Bahia e contou com a presença de mediadores de leitura, bibliotecários e gestores das instituições que compõem os Polos de Leitura que atuam em vários estados do Brasil.

A programação estava repleta de atividades de formação como escrita de projetos sociais, comunicação, captação de recursos, sustentabilidade, incidência em políticas públicas, encontro de bibliotecários, enraizamento comunitário, assim como participação de convidados especiais, sarau literário, passeio turístico pela cidade de Salvador e confraternização. 


Foram momentos de troca de experiências entre os diversos polos de leitura, avaliação da trajetória dos projetos literários e muita mediação de leitura. 

Oficina de elaboração de projetos com Liliane Reis
Discussão do grupo temático de Comunicação
Discussão do grupo temático de Incidência em Políticas Públicas do livro e leitura.
Bate papo sobre poesia marginal com Rodrigo Ciríaco e Sérgio Vaz
O Polo de Leitura "Sou de Minas Uai" chegando em Salvador para mais um encontro de formação do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A). Momento de reflexão junto a uma grande rede de bibliotecas comunitárias de vários estados do Brasil que vem atuando na mediação de leitura e na incidência em políticas públicas do livro e da leitura.