A Bel Santos Mayer do Polo de Leitura LiteraSampa também APOIA o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Belo Horizonte COM ORÇAMENTO.

Participe da Campanha: http://euapoioopmlllb.tumblr.com

Durante os dias 20 e 21 de maio o Polo de Leitura "Sou de Minas Uai" promoveu a oficina "Literatura Africana e Literatura Negra Contemporânea no Brasil: alguns olhares". A atividade foi ministrada pela escritora Cidinha da Silva e pela Bel Santos Mayer, que também atua em prol da leitura na cidade de São Paulo como integrante do Polo Literasampa. 

A ação foi realizada em parceria com o Instituto C&A de Desenvolvimento Social (Programa Prazer em Ler) e o apoio do Sesc Palladium. 

A oficina teve inscrição aberta ao público e contou com a participação de mediadores de leitura, educadores, gestores de bibliotecas comunitárias, de ong's, ilustrador, universidade, entre outros...


A estrutura da oficina foi baseada nos seguintes objetivos:

Sensibilizar as (os) participantes para criação/ampliação de repertório relacionado à literatura africana e literatura negra;

Refletir sobre a importância de conhecer as produções de escritores e escritoras africanos e negros, para uma melhor leitura de mundo;

Analisar as representações de mulheres e homens negros na literatura e discutir o papel da literatura na construção e desconstrução de estereótipos e preconceitos;

Oferecer ao (à) participante um panorama das questões políticas e estéticas envolvidas na construção dos conceitos de literatura negra;

Apresentar diferentes olhares de escritoras e escritores negros, teóricos da literatura e militantes do antirracismo sobre o tema;

Facilitar o acesso a diferentes respostas e propostas estéticas da literatura negra por meio do texto literário;

Oferecer bibliografia e subsídios para a constituição de acervo de literatura africana e literatura negra, bem como para a mediação destes textos.

Cidinha da Silva e Bel Santos Mayer
Leitura compartilhada






Eis que sairei da chuvarada e ventania de Salvador para o friozinho outonal de BH. Começo pelo prazer de ministrar curso para o pessoal do Polo de Leitura Sou de Minas, Uai! em parceria com a querida Bel Santos Mayer, nos dias 20 e 21 de maio. É possível que haja alguma inscrição ainda disponível, quem tiver interesse, favor verificar no endereçohttp://www.soudeminasuai.com/…/literatura-africana-e-litera…

A moçada do Polo e o nome escolhido para o grupo lembram os dizeres de uma camiseta que vendia aos baldes na "Feira Hippie": "Minas é um trem que tá dentro da gente / é esse jeitinho gostoso / de se sentir diferente!"
Oficina: LITERATURA AFRICANA E LITERATURA NEGRA CONTEMPORÂNEA NO BRASIL:ALGUNS OLHARES
Data: 20 e 21 de maio
Horário: 08:00 às 17:00 (carga horária 16 horas)
Local: Sesc Palladium
Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro - Belo Horizonte.

Inscrições através do e-mail: polosoudeminasuai@gmail.com



A ilustradora Suryara Bernardi e o Virgílio Vasconcelos que é professor de animação (UFMG) também APOIAM o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Belo Horizonte COM ORÇAMENTO.

Participe da Campanha: http://euapoioopmlllb.tumblr.com/


O Polo de Leitura "Sou de Minas Uai" convida para a oficina "Literatura africana e literatura negra contemporânea no Brasil: alguns olhares", que será ministrada pela Bel Santos Mayer e pela Cidinha da Silva. 

Bel Santos Mayer é educadora social com formação em Ciências Matemáticas pela Universidade São Judas Tadeu, especialização em Pedagogia Social pela Universidade Salesiana de Roma e Bacharel em Turismo. Coordena o Programa de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – Ibeac. É assessora da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, para a política de promoção da igualdade racial e étnica na educação e de defesa dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes. É membro da coordenação colegiada do Polo de Leitura LiteraSampa e do Grupo de Trabalho do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e da Biblioteca da São Paulo – GT PMLLLB/SP.

Cidinha da Silva é prosadora, ensaísta e dramaturga. Organizou os livros Ações afirmativas em educação: experiências brasileiras (Summus, 2003, 3ª edição) e Africanidades e relações raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil (FCP, 2014). Tem oito livros de literatura publicados, sendo os mais recentes, Racismo no Brasil e afetos correlatos (Conversê, 2013) e Baú de miudezas, sol e chuva (Mazza Edições, 2014). É doutoranda no Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento da Universidade Federal da Bahia.


A sessão "Indicação de Leitura" de hoje vem para apresentar um livro e também a nova mediadora de leitura do Polo "Sou de Minas, Uai" que é a Débora Castro. Débora é a responsável pela Biblioteca Comunitária Tia Clô e indica pra gente a leitura de "O livro de uma sogra" do Aluízio de Azevedo.


Diferente das mulheres de seu tempo, essa sogra tem opiniões pouco conservadoras sobre sexo, fidelidade e casamento. O livro relata a tentativa de dona Olímpia de manipular o relacionamento de sua filha com o genro.
E em um final surpreendente, a sogra megera, se mostra na verdade a sogra perfeita. Um livro que vale a pena ler e reler.

Débora Castro

Representantes do Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai" estão participando do curso "Programa de Formação: Orçamento Público e Mecanismos de Participação" que teve início hoje na Câmara Municipal de Vereadores de Belo Horizonte no Plenário Amynthas de Barros. 





A Renata Nakano, editora das Edições de Janeiro também APOIA o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Belo Horizonte COM ORÇAMENTO.

Participe da Campanha: http://euapoioopmlllb.tumblr.com


Alô, alô, Belo Horizonte! Dia 21 de maio estaremos aí - Mostra Benjamin de Oliveira!

Pleno de alegria, o livro Africanidades e relações raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil, dá mais um passo em seu caminho junto a intelectuais, ativistas, educadores, educandos, artistas.

Dessa vez estaremos em BH, dia 21 de maio na programação da mostra Benjamin de Oliveira - http://burlantins.com.br/benjamin/programacao-2/maio-2015/ - Apareça para papear conosco e concorrer ao sorteio de alguns exemplares da obra.

O livro apresenta um diagnóstico da realidade sociocultural do setor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (LLLB), pelas dimensões de raça e africanidades, a partir do pensamento de 48 mulheres e homens, predominantemente negros e jovens, 10 moradores de Belo Horizonte, considerando os desafios da encruzilhada do combate ao racismo e da formação do leitor-literário.

Estarão presentes: Cidinha da Silva (organizadora), as autoras Bel Santos Mayer, Josemeire Alves, Márcia Maria Cruz, Mariana Assis, Lívia Natália, Rosa Vani Pereira e os autores Adélcio Cruz e Mauro Luís Silva para uma roda de conversa sobre a publicação.