A Raquel Mussolini também APOIA o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Belo Horizonte COM ORÇAMENTO.


Participe da Campanha: http://euapoioopmlllb.tumblr.com/

Esse mês o Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai" recebeu a visita da assessora pedagógica Érica Verçosa (Programa Prazer em Ler - Instituto C&A). Na programação foram garantidos momentos de mediação de leitura, conversas sobre a saúde do coletivo, plano de ação do projeto de leitura, avanços e desafios das bibliotecas comunitárias integrantes do Polo, classificação e catalogação dos acervos, estratégias de sustentabilidade, incidência em políticas públicas, entre outros temas. 

Érica Verçosa
Érica, Daniela Praça e Rejane Santos conversando sobre a automação do acervo

A cidade de Belo Horizonte está em processo de discussão e elaboração de uma política pública para o livro e a leitura. Queremos enquanto representantes da sociedade civil a construção de uma política pública que seja coerente com as necessidades da cidade e para tanto estamos criando canais de comunicação para garantir a participação mais efetiva de todos aqueles que acreditam nos livros, nas bibliotecas e na leitura como direito. 

Conheça a página do facebook intitulada Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de BH e contribua acrescentando seu olhar a essa construção coletiva através do controle social. Participe das reuniões.

A Academia Mineira de Letras recebe em agosto a Oficina “Sistema Municipal de Cultura – Implementação e Estruturação”, destinada aos municípios mineiros, seus servidores e gestores, conselheiros de políticas culturais e sociedade civil.
A oficina tem por finalidade aprofundar e debater estratégias para a consolidação dos Sistemas Municipais de Cultura-SNC a partir da adesão e implementação dos elementos constituintes de sua estrutura segundo a política nacional para a área. É uma parceria Historiarte, Dharma e Fundação Israel Pinheiro – FIP, com apoio da AML.


As inscrições estarão abertas entre 01 a 30 de julho de 2015.

Oficina “Sistema Municipal de Cultura – Implementação e Estruturação”
Terça e quarta, 18 e 19 de agosto
Horário: 09h às 18h
Inscrições e contatos: oficinasmc@israelpinheiro.org.br


(31) 3282-8101 – 9795-0497


O Renato Oliveira também APOIA o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Belo Horizonte COM ORÇAMENTO.

Evento: Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLIBH

PARTICIPE da Campanha: http://euapoioopmlllb.tumblr.com/
A Biblioteca Comunitária Tia Clô (integrante do Polo de Leitura Sou de Minas Uai) recebeu a visita super especial do Pierre André que é "ator, 'inventador', contador de histórias, fazedor de brincadeiras e outras coisinhas mais". 


Foi uma tarde incrível e de muitas histórias para as crianças e adultos que estavam presentes no espaço de leitura. 




Rafael Mussolini que é o articulador do Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai" foi um dos 20 jovens convidados para participar do programa Papus da Rede Globo, dentro da proposta do Projeto Menos30 que acionou diferentes ferramentas de escuta e convidou os jovens a compartilhar, em primeira pessoa, suas concepções e ideais tendo como foco sua formação leitora e a promoção do livro e da leitura. 


Durante todo o dia 1º de julho passamos por dinâmicas de apresentação, debates, bate papos e trabalhos em grupo que possibilitaram a aproximação entre os jovens, o conhecimento sobre a atuação de cada um em suas localidades em prol da educação e da promoção da leitura e a proposta da equipe de responsabilidade social da Rede Globo de Televisão.

Dos jovens selecionados, seis são integrantes do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A de Desenvolvimento Social: Bruno Souza de Araújo (Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura - Polo LiteraSampa - SP), Carlos Honorato (Polo Conexão Leitura - RJ), Dayanne Araújo (Polo Tecendo Uma Rede de Leitura - Duque de Caxias), Natália Caroline (Polo Baixada Literária - Nova Iguaçú), Rafael Mussolini (Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai" - Belo Horizonte e Sabará), Sidinéia Chagas (Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura - Polo LiteraSampa - SP).

O encontro aconteceu dentro da programação da FLIP 2015 na Biblioteca Comunitária Casa Azul em Paraty.



Neste domingo, dia 05 de julho de 2015, a Borrachalioteca foi presenteada com uma peça no Teatro Municipal de Sabará. 


O Grupo Caixa4 de Teatro de Bonecos se baseou no cordel do Silas da Fonseca – “Venturas e Desventuras do Menino Túlio – ou a História da Borrachalioteca” e criou a peça “O Menino Túlio”.

Foi criado os personagens: Túlio, Seu Joaquim, Dona Zica, um cliente e ainda um casal que se conheceu na Borrachalioteca e começou um romance.

Após a peça de teatro, o espaço foi aberto para os narradores de história, Águida Alves, Eri Alves e Aline Cântia contarem deliciosas histórias – O Gênio da Lâmpada, O Desejo de Catirina e Os Sapatinhos Apaixonados, respectivamente.

Após as apresentações , todos ganharam de presente o cordel do Silas da Fonseca. Um domingo magnífico no grande palco de Sabará. Nosso agradecimento a todos!




Vários integrantes dos Polos de Leitura do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A), participaram da FLIP 2015 que teve Mário de Andrade como autor homenageado. Faz alguns anos que o Programa leva representantes de bibliotecas comunitárias de vários estados brasileiros para esse evento importante e que sempre é um processo de formação e troca de experiências. 


Tivemos uma programação intensa: shows, mesas literárias, oficinas, bate-papo, saraus. 

Oficina de ilustração com Odilon Moraes - formação sobre a importância da imagem e o livro como objeto estético. 
Diálogo sobre a Cultura Viva - Ministério da Cultura
Fundo Nacional Pró-Leitura: uma política pública necessária
Promoção da Leitura e Sustentabilidade de suas ações
Bate papo com Tiago Hakiy - bibliotecário e escritor indígena
Operação Flipinha: Após duas horas de barco uma visita à Escola Municipal José Moreira Coupê na localidade de Mamanguá - Autor homenageado João Carrascoza
Mesa do Movimento por um Brasil Literário: o legado de Mário de Andrade como agitador e produtor cultural e os movimentos de incidência em políticas públicas pela leitura literária hoje
Sarau do Mário de Andrade com integrantes dos Polos de Leitura, escritores e ilustradores
Eventos literários: como contribuir para a construção de uma sociedade leitora