PORTARIA FMC Nº 109/2015

Designa os membros da Comissão Eleitoral que coordenará o processo de eleição dos membros do Grupo Executivo que está trabalhando na construção do Plano Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas (PMLLLB) no âmbito do Plano Municipal de Cultura (PMC).

EDITAL DE ELEIÇÃO PARA A RECOMPOSIÇÃO DE TRÊS VAGAS DESTINADAS À SOCIEDADE CIVIL PARA INTEGRAR O GRUPO EXECUTIVO QUE ESTÁ TRABALHANDO CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE LEITURA, LITERATURA, LIVRO E BIBLIOTECAS (PMLLLB), NO ÂMBITO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA (PMC).

"Toda pessoa tem o direito de ler. O direito de ler para dormir e sonhar. O direito de ler para acordar o mundo. O direito de ler para amar. O direito de ler para conversar melhor sobre as coisas da vida e do mundo. O direito de ler para viajar por pessoas, tempos e lugares. O direito de ler para crescer com os livros fazendo parte de sua vida e de sua história. O direito de ler para compreender o que lê. O direito de ler para escrever, reinventar e transformar o mundo." Vamos fazer com que esse direito seja respeitado! Estamos aqui para ajudar a comunidade a ter acesso a leitura.










FOTOS: Debora Castro
As bibliotecas comunitárias integrantes do Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai" realizaram mediações de leitura especiais e diversificadas para comemorar a semana da criança. 







Os festivais de literatura tem sido destaque em diversas cidades do Brasil. A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a Bienal do Livro do Rio, a Feira do Livro de Porto Alegre são exemplos de eventos tradicionais. As atividades dos festivais envolvem a população e possibilitam que leitores de todos os gostos tenham um contato mais próximo com autores e suas obras. Além disso, eles disseminam o hábito da leitura em tempos de avanço da tecnologia e de questionamentos sobre o papel do livro físico na era digital. Para conversarmos mais sobre a importância desses festivais para incentivar a leitura vamos conversar com Schneider Carpeggiani, jornalista e curador literário da Bienal do Livro de Pernambuco; Marcos Túlio Damascena, idealizador do projeto “Borrachalioteca” em Minas Gerais; e Tânia Rösing, idealizadora da Jornada de Literatura de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.| Conexão Futura, 25 de setembro de 2015. Apresentação: Cristiano Reckziegel
Rafael Mussolini, que é o articulador do Polo de Leitura "Sou de Minas, Uai" participou do Programa Papus da Rede Globo falando sobre suas convicções e atuação em prol do livro, da leitura, e das bibliotecas. O programa foi gravado durante a Festa Literária de Paraty. 


Educação e literatura são duas palavras-chave na vida dos jovens que participaram do Papus durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). Eles compartilharam suas experiências, projetos e histórias de vida, recheadas por sonhos e anseios que envolvem um esforço coletivo. São exemplos que buscam mostrar como a mudança através da educação é possível. Confira a galeria de vídeos com a trajetória de cada um e inspire-se!

Para assistir o vídeo é só clicar AQUI 

Os 16 Polos de Leitura que fazem parte do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A de Desenvolvimento Social) acabaram de passar por uma maratona de formação em Fortaleza (CE). Foi mais uma edição do Encontro Nacional de Polos de Leitura onde pautamos discussões importantes sobre mediação de leitura, incidência em políticas públicas, sustentabilidade, leitura como direito humano, enraizamento comunitário, comunicação, redes, entre outros assuntos.