Na próxima quarta-feira, 25 de novembro, às 19h, na Academia Mineira de Letras, a Câmara Mineira do Livro comemora seus 45 anos e entrega o Certificado com o selo "Amigo do Livro" por suas significativas contribuições à causa do livro, do leitor e da literatura às seguintes personalidades: Ana Elisa Ribeiro, Angelo Machado, Fabíola Farias,Macaé Evaristo, Marcus Telles, Olavo Romano, Pablo Guimarães, Túlio Damascena e Volnei Canonica



Na terça feira, dia 17 de novembro, a Biblioteca Comunitária Livro Aberto promoveu a atividade "Livro Experimento: oficina de ilustração para crianças" com o ilustrador Santiago Régis.



Durante a manhã e a tarde as crianças puderam conhecer um pouco mais sobre o processo de construção de um livro infantil e os principais profissionais envolvidos. Aconteceram mediações de leitura e em seguida a construção de um projeto de livro, onde as crianças escolheram seus próprios temas e fizeram ilustrações com apoio do facilitador. 
















Sociedade civil e poder público estão trabalhando em conjunto para a elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Belo Horizonte (PMLLLB). Para que as discussões sejam cada vez mais democráticas e capazes de gerar um Projeto de Lei coerente com as demandas da cidade é fundamental que as cadeias (mediação, criativa e produtiva) estejam bem representadas na composição do grupo. 

BREVE HISTÓRICO DA CAMINHADA

Como pode ser conferido na PORTARIA FMC Nº 033/2014 no Diário Oficial do Município, segue lista das pessoas que foram eleitas e designadas a constituir o Grupo de Trabalho do PMLLLB.

Art. 1º - Fica constituído o Grupo Executivo, que trabalhará na construção do Plano Municipal de Leitura, Livro e Bibliotecas (PMMLLLB), no âmbito do Plano Municipal de Cultura, com os seguintes membros:

Representantes do Poder Público:

- Alison Barbosa - Fundação Municipal de Cultura;

- Ana Amélia Lage Martins - Fundação Municipal de Cultura;

- Daniela Chaves Corrêa de Figueiredo - Fundação Municipal de Cultura;

- Fabíola Ribeiro Farias (Presidente) ¬- Fundação Municipal de Cultura;

- Sérgio Cruz Fantini - Fundação Municipal de Cultura;

- Carolina de Paula Teixeira - Secretaria Municipal de Educação;

- Leila Cristina Barros - Secretaria Municipal de Educação;

- Daniella Lopes Coelho - Secretaria Municipal de Políticas Sociais;

- Mauro Costa Rodrigues - Secretaria Municipal de Governo:

- Marina Nogueira Ferraz - Superintendência de Bibliotecas Públicas / Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais;

- Márcia Cristina Reis - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.


Representantes da Sociedade Civil:

- Rogério Zola Santiago - Conselho Municipal de Cultura;

- Jane Gomes de Oliveira Pereira - Conselho Municipal de Educação;

- Clarice Bruno - Cadeia Produtiva e Comercial do Livro;

- Adriano Augusto de Oliveira Macedo - Cadeia Criativa do Livro;

- Branca Maria de Paula - Cadeia Criativa do Livro;

- Wander Fagundes Lara - Cadeia Criativa do Livro;

- Rafael Mussolini Silvestre - Cadeia de Acesso e Mediação da Leitura;

- Christian Victor de Oliveira - Cadeia de Acesso e Mediação da Leitura;

- Daniela Praça de Oliveira Silva - Cadeia de Acesso e Mediação da Leitura;

- Eduardo Barbosa de Andrade - Cadeia de Acesso e Mediação da Leitura;

- Kenya Jeanne do Carmo Maximiano - Cadeia de Acesso e Mediação da Leitura;

- Maria Helena Guimarães Lisboa - Cadeia de Acesso e Mediação da Leitura


Hoje o Grupo Executivo do PMLLLB encontra-se com uma vacância. Três vagas destinadas à sociedade civil precisam ser preenchidas e é com o objetivo de recomposição que um novo processo eleitoral foi iniciado e um chamamento público foi aberto.


Ajude-nos divulgando essas informações e mobilizando os profissionais e interessados na temática de construção de políticas públicas que visam a democratização do livro, leitura, literatura e bibliotecas. 


O processo de criação de um livro infantil envolve várias etapas. Muitas dessas etapas são únicas e específicas de cada projeto. Outras são parecidas. E os leitores, muitas vezes, desconhecem esse processo.

Como faz um livro?
E história?
E as ilustrações? 
Pode apertar esse botão aqui?

Nestas perguntas cabem muitas respostas. Vamos chegar em algumas respostas a partir de experiências narrativas, desenho e criação de um projeto de livro. Isso tudo numa oficina para crianças.

Realização: VIVA / Biblioteca Comunitária Livro Aberto

Hoje passamos a manhã e a tarde contando histórias....com pequenos de várias idades, tamanhos e lugares. Convidamos as creches vizinhas para participarem do dia do encontro com o autor no Conselho de Pais Criança Feliz, onde fica a Biblioteca. E foi um dia mágico e especial com a autora/contadora de histórias/bruxa/fada/poeta/musicista/professora Beatriz Myrrha que cantou e nos encantou com seus livros, suas interpretações, narrações e depoimentos de como se tornou uma escritora!!!